PSD/Açores agenda Congresso para outubro e Duarte Freitas não se recandidata a líder do Partido

O Conselho Regional do PSD/Açores deliberou hoje agendar a eleição direta do presidente do partido para o dia 29 de setembro, realizando-se o XXIII Congresso Regional entre 26 e 28 de outubro, sendo que Duarte Freitas não se recandidata à liderança do Partido.

Na abertura da reunião do órgão máximo entre congressos, realizada em Ponta Delgada, Duarte Freitas agradeceu a “oportunidade e honra” que teve para servir o Partido e os açorianos, anunciando que não será candidato nas próximas eleições internas.

“Sinto que a minha missão como presidente do PSD/Açores está – naquilo a que me propus e naquilo que estava ao meu alcance – cumprida. Devemos entrar com convicção, estar com empenhamento e sair com dignidade”, disse, considerando que sai da liderança “sem remorsos, nem rancores, tranquilo e em paz”.

Duarte Freitas salientou que deixa a liderança de “cabeça erguida, porque me empenhei numa missão, e sinto que o partido hoje olha para o futuro com otimismo e ambição”.

“Os tempos mudam e os partidos mudam para se adaptarem a estes novos tempos. E as lideranças também mudam. Temos de aceitar isto com normalidade e sair com dignidade. Sinto que o partido, hoje, é mais atrativo”, frisou.

O líder dos social democratas destacou que o partido “só existe para servir a nossa terra”, sendo “muito mais importante do que eu e do que qualquer militante, e que só existe para servir os açorianos”.

“Hoje existem militantes com vontade de protagonizar e com capacidade para levar o partido para a frente. Se não tenho as condições pessoais e familiares para responder à exigência de ser, de novo, candidato a presidente do PSD/Açores, entendo que, politicamente, há militantes que, tendo essas condições, têm mais potencial agregador e vencedor nas eleições regionais de 2020”, afirmou.

Duarte Freitas lembrou que “o PSD tem grandes responsabilidades públicas nos Açores”, tendo defendido a necessidade “de resolver os nossos problemas internos da forma mais correta e célere possível”.

O presidente do PSD/Açores agradeceu o trabalho feito por todos os dirigentes, autarcas, deputados ao Parlamento Europeu, à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa dos Açores, e aos colaboradores e funcionários do Partido e do grupo parlamentar.

“Mas quero agradecer ao militante anónimo, àqueles que dizem sempre presente independentemente de serem ou não candidatos, àqueles que são a alma do PSD, exatamente porque têm o partido no seu coração”, disse Duarte Freitas.

Na reunião de hoje, o Conselho Regional aprovou também o regulamento da eleição direta do presidente do partido. As candidaturas a presidente da Comissão Política Regional do PSD/Açores devem ser subscritas por um mínimo de 500 militantes e entregues ao Conselho de Jurisdição Regional até ao dia 15 de setembro.

Foi ainda aprovado o regulamento do XXIII Congresso Regional do PSD/Açores. A eleição dos delegados ao Congresso realiza-se em simultâneo com a eleição direta do presidente do Partido.

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psd-acores-agenda-congresso-para-outubro-e-duarte-freitas-nao-se-recandidata-a-lider-do-partido/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.