PS/Açores propõe intercâmbio internacional de profissionais do Turismo

Vasco CordeiroO presidente do PS/Açores propôs hoje, em Angra do Heroísmo, a criação de um programa de intercâmbio internacional de profissionais que atuam no setor turístico dos Açores, como forma de qualificação do nosso destino.

Vasco Cordeiro falava à saída de uma reunião com empresários do turismo da ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

O líder dos socialistas Açorianos frisou que para o ano letivo de 2016-2017, cerca de “50% dos cursos que foram autorizados referem-se ao setor turístico”, considerando que, para além desta formação inicial, deve-se colocar os profissionais do setor numa “espécie de benchmarking”, numa “comparação com profissionais do setor, de todo o mundo, sobretudo na componente do turimo sustentável”.

Para Vasco Cordeiro, este “intercâmbio no âmbito do turismo sustentável permitirá aos nossos profissionais o contato com realidades que podem ajudar a puxar para cima as suas qualificações, podendo tornar-nos num melhor destino, fazendo com que o setor turístico possa contribuir mais para o desenvolvimento e para o progresso da nossa Região”.

Por outro lado, o Presidente do PS/Açores entende que o trabalho realizado no âmbito da sustentabilidade ambiental deve “ser reforçado na próxima legislatura”, no sentido de termos uma “ideia muito precisa e atualizada da capacidade de carga de várias atrações turísticas das nossas ilhas e da carga que, a cada momento, está a ser realizada nesses locais”.

O Presidente do PS/Açores destacou o crescimento turístico registado na Região sublinhando que a Terceira cresceu, nos primeiros cinco meses de 2016, “mais de 90% em termos de turistas, mais de 130% em número de dormidas e mais de 60% em termos de proveitos totais”.

“Estamos numa fase de crescimento muito intenso, mas é agora que temos de nos precaver porque, como é natural que aconteça, essas taxas de crescimento não se vão manter indefinidamente. Temos de precaver a sustentabilidade económica para ajudar a resolver a sazonalidade do setor, para garantir que ele é sustentável e que tenha capacidade de progressão ao longo do tempo”, realçou Vasco Cordeiro.

 

 

 

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psacores-propoe-intercambio-internacional-de-profissionais-do-turismo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.