PS/Açores considera Clínica de Radioncologia “uma mais-valia” para a Região

candidato psO candidato do PS/Açores pelo círculo eleitoral de São Miguel, às eleições regionais, considerou hoje a Clínica de Radioncologia Madalena Paiva “uma mais-valia” para os Açores.

“Está inserida num projeto alargado, de cobertura nesta área de tratamento das neoplasias e o que constatamos é que é sem dúvida uma mais-valia para a Região e para o Serviço Regional de Saúde ter uma unidade de excelência, bem apetrechada, com tratamentos altamente diferenciados e avançados na terapêutica das doenças oncológicas”, considerou Dionísio Faria e Maia, após visita às instalações da clínica localizada nas imediações do Hospital do Divino Espírito Santo.

Com esta clínica, é possível evitar que os utentes com necessidade de tratamento nesta área tenham de se deslocar ao continente.

“Além de permitir aos açorianos maior proximidade, a clínica acrescenta um fator de segurança e bem-estar”, salientou o candidato,  frisando que esta unidade de tratamento “enquadra-se naquilo que nós advogamos como um serviço de grande qualidade em complementaridade com o Serviço Regional de Saúde”.

Questionado pela comunicação social presente sobre a necessidade de se proceder a estudos para se perceber das prevalências de algumas doenças oncológicas nos Açores, o candidato socialista defendeu uma mudança de hábitos de vida numa perspetiva pedagógica e a longo prazo, mas sem descurar a capacidade que a Região deve ter para tratar quem precisa destes cuidados específicos.

“O primeiro caminho é educação para a saúde, porque vai diminuir a prevalência não só das doenças oncológicas, mas também de outras doenças que afetam os açorianos, como a hipertensão ou a diabetes; e nós temos apostado nos cuidados primários”, salientou o candidato socialista.

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *