PS/Açores congratula-se com a “trajetória de recuperação da Região”

psacoresO PS/Açores considerou hoje que os dados estatísticos recentemente divulgados sobre a evolução do Turismo e da taxa de desemprego comprovam o “mérito das políticas públicas implementadas” e a “capacidade do sector privado para consolidar a retoma económica que se verifica na Região”.

“Os indicadores, conhecidos esta semana, do crescimento do Turismo, assim como a redução significativa do desemprego na Região, são mais uma evidência de que Região Autónoma dos Açores está numa trajectória clara de crescimento, apesar de se confrontar ainda com desafios ao nível económico e social”, referem os socialistas em comunicado.

De acordo com os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), hoje revelados, os estabelecimentos hoteleiros registaram 182,5 mil dormidas no passado mês de Setembro, representando um acréscimo de 17,6% face ao mesmo mês de 2015. Os proveitos totais atingiram os 9,3 milhões de euros, ou seja, aumentaram 36,4%. De Janeiro a Setembro, registaram-se 1.269,0 mil dormidas, valor superior em 20,9% ao registado em igual período de 2015.

Os dados do mercado de trabalho dos Açores, conhecidos recentemente, traduzem, igualmente, que estamos perante uma retoma sustentada da economia regional. De acordo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego do último trimestre deste ano foi 10,7%, o que confirma a tendência de descida dos últimos anos, sendo a mais baixa taxa dos últimos cinco anos. Nesta matéria, o PS/Açores destaca ainda a redução significativa do desemprego jovem, servindo de motivação para vencer desafios futuros.

“Na defesa, sempre, dos interesses dos Açorianos, é de salientar também a manutenção da quota do goraz nas 507 toneladas para 2017 e 2018. Trata-se de uma conquista considerável tendo em conta que a Comissão Europeia tinha recomendado ao Conselho uma redução da quota do goraz na ordem dos 12% em 2017 e em 2018”, salientam.

Por este e por outros argumentos válidos, e facilmente comprovados, o PS/Açores “não só congratula-se, como afirma-se convicto do caminho a seguir em prol do progresso e desenvolvimento económico e social da Região”.

 

 

 

 

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/psacores-congratula-se-com-a-trajetoria-de-recuperacao-da-regiao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.