PS defende “diversificação da produção agrícola” na ilha Terceira

PS TerceiraA candidata do PS/Açores, pelo círculo eleitoral da Terceira, às eleições legislativas regionais disse hoje que a diversificação na agricultura “é essencial” para a economia da ilha.

“A nossa agricultura não pode viver só das vacas, nas fileiras de leite e carne”, afirmou Fátima Albino, e paralelamente importar muitos produtos para os quais “temos excelentes condições de produção”.

Após a visitar uma exploração hortícola em São Brás, no concelho da Praia da Vitória, um investimento que os membros da lista do PS consideram “exemplar” para a diversificação da produção agrícola na ilha e na Região, a número três da lista acrescentou que “há que ter imaginação e apostar em investimentos que possam colmatar as nossas dificuldades a nível de consumo”.

Segundo Fátima Albino, o investimento visitado é exemplar, pela diversidade, qualidade e quantidade de produtos que coloca no mercado da ilha, “dando a oportunidade de não se importar tanto”.

A Candidata do PS elogiou ainda os planos da promotora do investimento para ampliar a área e condições de produção, tendo em vista colocar os produtos não só na ilha Terceira, mas em todo o grupo central do arquipélago.

A este propósito destacou, também, que na presente legislatura foram vários os apoios e incentivos disponibilizados pelo Governo Regional à produção local, nomeadamente, o sistema de apoio à internacionalização destinado ao fomento das exportações bem como o programa de apoio à restauração e hotelaria para aquisição de produtos regionais, o qual tem registado um enorme sucesso em matéria de adesão e permitido aumentar muito a procura de produtos regionais, pelo que o projeto do Partido Socialista assume com grande determinação a manutenção destas apostas.

A exploração em causa ocupa uma área de quase 8,5 hectares, com produção ao ar livre e em estufa.

Os produtos disponibilizados para o mercado local incluem alface, alho francês, batata, batata-doce, brócolo, cebola, cenoura, couve-flor, feijão-verde, melancia, meloa, morango, nabo, pimento, repolho, tomate e ervas aromáticas.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/ps-defende-diversificacao-da-producao-agricola-na-ilha-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.