PS acredita nas “novas oportunidades de emprego sustentável e criação de riqueza na Terceira”

PS TerceiraNo entender do candidato do PS/Açores pelo Círculo eleitoral da Terceira, às eleições regionais de outubro, os projetos AIR Center e CLIMAAT “exemplificam como é possível aproveitar, no primeiro caso, a posição geoestratégica dos Açores e, no segundo, o conhecimento produzido na Universidade dos Açores para a criação de emprego sustentável e riqueza” na ilha.

“A inovação e o conhecimento são uma das chaves para concretizarmos novas soluções de emprego na Ilha Terceira. O projeto CLIMAAT, desenvolvido pelo professor Brito de Azevedo na Universidade dos Açores, e o projeto AIR Center, anunciado pelos Governos Regional e da República como um dos investimentos a sediar na Base das Lajes, são dois exemplos do que é possível fazer”, afirmou Roberto Monteiro, no final de uma visita ao campus de Angra da Universidade dos Açores.

Segundo o número dois da lista pela Terceira, a climatologia, a oceanografia, a meteorologia ou a investigação e monitorização espacial “são áreas onde a localização geoestratégica da Terceira e do arquipélago é um trunfo”.

“Por um lado, conjugam o conhecimento e investigação científicos com as potencialidades locais. Por outro, conferem uma dimensão internacional à I&D concebida na Ilha. E, por outro ainda, dada a sua dimensão, alcance e importância, permitem uma componente de sustentabilidade à criação de riqueza e de emprego, inerentes a sua concretização”, sublinhou o candidato socialista, para quem “são várias as áreas onde é possível replicar esta ação, tendo por base a necessidade de criação de emprego e riqueza sustentáveis.

Para Monteiro, a criação de um ecossistema de inovação na Terceira, aproveitando as infraestruturas na Base das Lajes, o conhecimento e networking da Universidade dos Açores e a nossa posição no meio do Atlântico, “trará um novo capítulo para o nosso desenvolvimento económico, assente em emprego sustentável, qualificado e de valor acrescentado, com elevados índices de reprodutividade interna e externa, assim como conferirá à Terceira um novo atrativo para a captação de investimento externo, valorizando os nossos recursos”.

“Portanto, a cooperação científica, particularmente nos domínios que nos distinguem, e o aproveitamento da dimensão económica resultante da inovação e da investigação, quer por via da incubação de empresas quer por via da atração de investimento externo, representam duas alavancas significativas no sucesso que pretendemos e defendemos para o nosso desenvolvimento económico, capaz de garantir aos terceirenses emprego, riqueza e razões para eles e as suas famílias viverem na sua terra de origem”, adiantou.

Segundo o candidato socialista, os Governos do PS nos Açores e na República têm desenvolvido as bases necessárias para a concretização desta visão e desta estratégia.

“É uma ação que todos devemos valorizar; uma estratégia que demonstra o empenho em continuarmos no caminho do desenvolvimento económico e da geração de emprego”, concluiu Roberto Monteiro.

 

 

 

 

Foto: PS Açores

GI PS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/ps-acredita-nas-novas-oportunidades-de-emprego-sustentavel-e-criacao-de-riqueza-na-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.