Programa Regional para as Alterações Climáticas vai divulgar a Carta de Riscos Geológicos da Região

O Governo regional revelou que a Carta de Riscos Geológicos da Região Autónoma dos Açores será publicada no Portal do Ordenamento do Território dos Açores aquando da entrada em vigor do Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC).

Em resposta a um requerimento do grupo parlamentar do CDS-PP Açores, o executivo regional refere que “dispõe de informação relativa à avaliação de perigos geológicos e delimitação de áreas vulneráveis”, um trabalho desenvolvido pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), entregue no ano de 2015, e que se encontra para consulta pública nas instalações da direção regional do Ambiente, em Ponta Delgada.

O Governo dos Açores revelou, também, que esta informação serviu de base para o procedimento de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território e para o desenvolvimento do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores e usados no âmbito da elaboração da proposta do Programa Regional para as Alterações Climáticas.

Informa ainda que a direção regional do Ambiente pretende usar estes conhecimentos como informação técnica que acautele a exposição e vulnerabilidade do território a cheias, inundações, movimentos de vertente e emanações gasosas permanentes.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/programa-regional-para-as-alteracoes-climaticas-vai-divulgar-a-carta-de-riscos-geologicos-da-regiao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.