Prémio de Escrita MiratecArts abre nova edição

Direitos Reservados

No último dia da quinta edição do ‘Montanha Pico Festival’, Terry Costa deixou um desafio para escritores açorianos. O Prémio de Escrita MiratecArts já conseguiu 5 vencedores no passado e agora está de volta para uma nova edição. A associação aceita trabalhos até 30 de setembro de 2019, sob o tema “Contos da Montanha mais alta de Portugal”.

Escritores açorianos e escritores a viver nos Açores têm, assim, uma oportunidade para mostrarem os seus talentos neste projeto MiratecArts que oferece prémios aos vencedores, incluindo publicação da obra vencedora, num zine ou coletânea, e ainda uma participação de destaque numa futura edição do Montanha Pico Festival e no Encontro Pedras Negras (o que inclui viagem inter-ilhas e 2 dias de estadia para participar em cada programa).

Qualquer forma de escrita, da poesia à prosa, é aceite. O texto a concurso deve ser original e ainda não publicado em qualquer meio, incluindo blog.

A organização estabelece como condições de participação que o concorrente seja residente nos Açores, ou açoriano de nascença, e que seja maior de 16 anos de idade; o texto deverá possuir um mínimo de 500 caracteres e um máximo de 20 mil caracteres, sendo que o trabalho deverá ser apresentado em formato Word. O trabalho concorrente deverá estar subordinado ao tema “Contos da Montanha mais alta de Portugal”, da forma que o artista entender.

Os trabalhos serão aceites através do email: montanhapicofestival@gmail.com até ao dia 30 de setembro 2019, sendo que a mensagem de inscrição no concurso deverá incluir: nome, telefone e uma frase respondendo à questão: “Porque participa neste projeto?”. Os finalistas serão contactados no início de 2020 e apenas o/a vencedor/a do prémio será anunciado/a em público como vencedor do Prémio de Escrita MiratecArts 2020.

“Esta é já a sexta vez que lançamos o Prémio de Escrita, que teve início como parte da plataforma DiscoverAzores” explica Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts. Os vencedores das edições anteriores foram Pedro Paulo Câmara, Almeida Maia, Nuno Rafael Costa, Carolina Cordeiro e Carla Lima, jovens açorianos com várias obras publicadas. Os trabalhos destes vencedores estão a ser editados para publicação em breve no livro “Novas Vozes Açorianas”.

“A participação é simples e o tema é muito sugestivo e abrangente, como nos anos anteriores”, afirma Terry Costa. Existe os “Contos da Montanha” de Miguel Torga, e ainda “Outros Contos da Montanha” de Isabel Mateus. Agora pretendemos começar a construir “Contos da Montanha mais alta de Portugal” que, de certeza, diz algo de diferente a cada um de nós açorianos ou que vivemos nos Açores. Pode ser um conto real sobre a sua experiência com a própria montanha ou uma obra ficcional. O escritor ou a escritora é que decide como o tema entra na sua escrita. O que pretendemos é que o maior número de pessoas participe e que se junte à plataforma discoverazores.eu, se ainda não faz parte desta.”

A plataforma DiscoverAzores – Descobrir Açores com artistas, lançada em 2012 pela associação MiratecArts, já inclui mais de 460 artistas de todas as ilhas dos Açores, abrangendo as várias áreas artísticas.

O projeto desenvolve oportunidades e divulga artistas açorianos, promovendo, assim, também, a região. Entre as diversas atividades onde investe inclui-se o festival de artes internacional – Azores Fringe, o Montanha Pico Festival, concursos, publicações e digressões de promoção, mostra e apresentação.

MiratecArts/+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/premio-de-escrita-miratecarts-abre-nova-edicao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.