Pré-finalistas açorianas das 7 Maravilhas à Mesa encontram-se amanhã em São Jorge

A ilha de São Jorge acolhe amanhã, dia 4, na Fajã dos Cubres, todas as Mesas dos Açores seleccionadas para pré-finalistas das “Sete Maravilhas à Mesa”, concurso nacional que agora se aproxima da sua fase final.

Nos Açores foram seleccionadas, para as pré-finais deste “Sete Maravilhas”, as seguintes sete Mesas:

– Mesa de Angra do Heroísmo, “QUINTA DO MARTELO”; Mesa da Calheta, “OS AMIGOS”; Mesa das Lajes do Pico, “CAPITAL DA CULTURA DA BALEIA”; Mesa das Lajes das Flores; Madalena do Pico, “CAPITAL DOS AÇORES DA VINHA E DO VINHO”; Mesa de Ponta Delgada, “O SEGREDO DA ATLÂNTIDA”; Mesa de S. Roque do Pico, “CAPITAL DO TURISMO RURAL”

Este concurso teve a sua fase inicial com a abertura de candidaturas, a nível nacional, de 17 de Novembro do ano passado a 27 de Fevereiro deste ano, tendo as candidaturas recolhidas sido submetidas ao “Painel de Especialistas”, constituído por um grupo alargado de 11 peritos por cada Região, apoiado por um “Conselho Científico”, que executou o seu trabalho de 1 a 17 de Março.

Deste trabalho resultou a selecção das 49 melhores Mesas pré-finalistas, num total de sete por Região – as cinco Regiões do continente e ainda os Açores e a Madeira – abrangendo as Mesas a concurso as categorias de Gastronomia, Vinhos e Azeites e ainda Roteiros.

Estas 49 Mesas pré-finalistas, candidatas às “Sete Maravilhas à Mesas”, vão ser votadas em 7 Galas – 7 Mesas por Gala – a realizar aos Domingos, entre 22 de Julho e 26 de Agosto, com transmissão através da RTP, a televisão oficial do concurso. Estas Galas pré-finalistas serão realizadas, semanal e sucessivamente, em Reguengos de Monsaraz (22/7), Batalha(29/7), Viseu (5/8), Alijó (12/8), Odemira (19/8) e, finalmente, Tomar(26/8).

Uma vez concluída a realização das 7 Galas Pré-Finalistas, em que serão apuradas duas Mesas finalistas por Gala, num total de 14, seguir-se-á o período de votação das mesmas, para apuramento das vencedoras, as mais votadas pelos portugueses, resultado que será anunciado na grande Gala final, a realizar em 16 de Setembro, em Albufeira.

A calendarização da organização das Sete Maravilhas à Mesa prevê, contudo, ainda a realização, nos Açores, a 9 de Setembro, de um evento que já está a ser preparado e que vai ter lugar na ilha do Pico- o “Best of Pico”, tendo presente o “Património da Humanidade” – UNESCO – que é a cultura da vinha e do vinho naquela ilha.

Nesta derradeira ação, que consistirá na transmissão de um programa televisivo, será realizada uma reunião de balanço de todo o trabalho realizado no âmbito deste concurso, desde 17 de Novembro do ano passado até à última Gala pré-finalista de 26 de Agosto, e em que será também feito o lançamento da Grande Gala Finalíssima de Albufeira.

 

 

Foto: Direitos Reservados

CA/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/pre-finalistas-acorianas-das-7-maravilhas-a-mesa-encontram-se-amanha-em-sao-jorge/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.