Praia da Vitória recebe em abril o I Festival de Vinhos da Ilha Terceira

Entre os dias 7 e 10 de abril, terá lugar o I Festival de Vinhos da Ilha Terceira, Praia Wine Festival, no Clube de Golfe local. A iniciativa, co-organizada pela autarquia praiense e pelo Clube de Golfe em colaboração com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), foi apresentada em conferência de imprensa na tarde de ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a disponibilidade destas duas entidades na concretização do Praia Wine Festival, que visa a promoção dos vinhos açorianos junto da população local e de quem nos visita”, referiu Tibério Dinis, vereador com competência na área do Turismo.

“Pretendemos divulgar a produção de vinho não só numa componente comercial, mas também nas vertentes histórica e cultural. É importante dotar os profissionais de hotelaria e restauração de conhecimentos acerca dos vinhos regionais, no sentido de darmos a conhecer aos turistas o que de melhor produzimos, considerando que o enoturismo é um setor que se encontra em ascensão”, explicou.

“O festival contará com mostras e provas de vinhos, bem como cursos ministrados por profissionais da área, estando ainda disponível um espaço de venda ao público. Também decorrerá um passeio interpretativo pela zona vitivinícola dos Biscoitos, a fim de potenciarmos este local, que possui características únicas. Esta atividade será realizada em parceria com a Confraria de Vinho Verdelho dos Biscoitos”, disse.

Segundo Luís Mendes, vice-presidente do Clube de Golfe da Ilha Terceira, “durante esta iniciativa, teremos largas dezenas de vinhos, regionais e nacionais, para prova. Concretizaremos uma prova cega, que será lúdica, aliando diversão e aprendizagem. Trata-se de um evento destinado a todos os que tenham interesse na área.”

“Gostaríamos também de abrir as portas do nosso Clube a todas as pessoas, deixando para trás aquela ideia de que só os sócios podem frequentar o espaço, e incutindo nas mesmas o gosto pelo golfe, uma modalidade adequada a todas as idades”, realçou.

José Arruda, representante da AMPV, destacou a importância do vinho enquanto elemento cultural, manifestando a intenção de, com o apoio de algumas entidades locais, criar uma rota de vinhos açorianos, no sentido de corresponder à procura de todos os amantes do enoturismo.
“No próximo dia 30 de abril, a AMPV celebra 10 anos, o que muito nos orgulha e demonstra o trabalho que temos efetuado na promoção dos vinhos portugueses. O Enoturismo é um setor em fase de crescimento, que deve ser impulsionado. Deste modo, a união de esforços entre as diferentes associações é fundamental para conseguirmos levar os nossos vinhos o mais longe possível”, enfatizou.

O evento inicia-se na sexta-feira, 07, pelas 19h30, com um jantar vínico no valor de 35 euros.

Para o sábado, está agendado um passeio interpretativo à zona vitivinícola dos Biscoitos, pelas 10h00. A concentração será efetuada na Praça Francisco Ornelas da Câmara. Às 15h00 e às 20h00, decorrerão cursos de vinhos, ministrados pelos enólogos Sérgio Oliveira, da AMPV, e Tiago Correia, da Câmara Municipal de Oeiras. A atuação do grupo “Dr. Vi-band” está agendada para as 16h00.

Entre as 15h00 e as 18h00 e das 20h00 às 23h00, serão realizadas exposições de vinhos, cujas provas custam 5 euros cada. Pelas 21h00, terá lugar a atuação de Carlos Alberto Moniz.

No domingo, haverá uma prova cega de vinhos, às 14h00 pelo preço de 10 euros. Às 15h00, será ministrado um curso de vinhos pelos enólogos Sérgio Oliveira e Tiago Correia. Entre as 15h00 e as 18h00, decorrerá uma exposição de vinhos, cujas provas têm um custo de 5 euros. O momento musical, com a presença da fadista Vera Brasil, está marcado para as 16h00.

A 10, segunda-feira, será concretizada, das 15h00 às 18h00, uma exposição de vinhos, direcionada a profissionais, com prova gratuita.

A participação em todas as atividades custa 45 euros.

 

 

 

 

 

Foto: Cartaz

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/praia-da-vitoria-recebe-em-abril-o-i-festival-de-vinhos-da-ilha-terceira/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.