Praia da Vitória mantém aposta no desenvolvimento de projetos educacionais

apoio escolar_finalNo âmbito do reforço da qualidade de vida das crianças e jovens do Concelho, o Município da Praia da Vitória promoveu, durante o biénio 2015/2016, diversos projetos educacionais, que contaram com mais de seis mil participantes com idades compreendidas entre os três e os dezoito anos.

O Serviço de Reabilitação na Comunidade desenvolveu um conjunto de ações educativas, das quais se destacam os projetos “Dá-me tempo!” (programa de relaxação ativa na escola), desenvolvido em parceria com a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, e “Aprender, descobrir e viajar”, que proporcionou a 20 crianças uma viagem a Lisboa, bem como as colónias de férias realizadas durante as férias da Páscoa e do verão e ateliês de música e arte. Além destas iniciativas, este serviço presta apoio diário a diversas crianças e jovens nas áreas de educação inclusiva, psicopedagogia e alfabetização, psicomotricidade, psicologia, serviço social e neuropsicologia. Estas atividades reuniram cerca de 500 pessoas.

A Associação Salão Teatro Praiense, através do Gabinete de Desporto, desenvolveu as iniciativas “Fitkids”, direcionada a crianças entre os seis e os dez anos, com vista à promoção da atividade desportiva; “Aprender a Brincar”, projeto piloto em colaboração com a Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, que consiste em praticar desporto de forma divertida; e “Campo de Férias”, no sentido de ocupar os tempos livres dos mais novos de uma forma ativa, promovendo o bem-estar dos mesmos. Estes projetos abrangeram aproximadamente mil crianças.

Relativamente à Cooperativa Praia Cultural, entidade responsável pela promoção dos costumes locais e valorização da identidade praiense, esta realizou as iniciativas “Conto Contigo na Praia” e “Nemésio por Inteiro”, cujo objetivo consistiu em dar a conhecer a vida e obra de personalidades que fazem parte da toponímica da Praia da Vitória. No que concerne à vertente do teatro, foram apresentadas duas peças, integradas no Outono Vivo 2015, nomeadamente “A Ilha dos Amores” e “Entre Castelos”. No seguimento do ano transato, o Município manteve a aposta no projeto educacional “Carnaval – retrospetiva evolutiva”, no sentido de despertar os mais novos para a importância da manutenção de uma das maiores tradições da ilha. Estas iniciativas envolveram cerca de 1500 crianças, provenientes das escolas do primeiro ciclo e creches do Concelho.

O Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional reuniu aproximadamente 120 crianças e jovens, através da concretização do projeto “Abraçar e Envolver os Jovens do Concelho da Praia da Vitória”, que visa o apoio escolar e a realização de ateliês de trabalhos manuais, dança e culinária a fim de estimular a criatividade das camadas jovens, reforçando a qualidade de vida das mesmas. Ao nível da orientação vocacional, foram acompanhados diversos jovens com o intuito de os aconselhar na concretização de objetivos profissionais futuros.

A empresa municipal Praia Ambiente promoveu um conjunto de iniciativas de caráter ambiental, direcionadas às escolas do Concelho, designadamente os projetos “Este Natal, os embrulhos também dão prendas”, a oficina de reciclagem, visitas de estudo, ações de sensibilização e comemorações de datas alusivas à conservação da natureza. Participaram nestas ações cerca de 1300 pessoas.

No que concerne aos projetos desenvolvidos pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, destacam-se “A Hora do Conto”, “Biblioteca Divertida” e “Vamos Brincar com a Páscoa”, que envolveram 1700 crianças com idades compreendidas entre os três e os doze anos.

Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura, Educação e Qualificação, Desporto, Promoção Externa e Turismo, “considerando a importância da educação na formação das sociedades, o Município mantém a aposta no desenvolvimento de projetos educacionais a fim de valorizar as mais-valias dos nossos jovens. Este conjunto de projetos vem dinamizar a vertente educativa do Concelho e contribuir para o seu crescimento.”

“Gostaria de ressalvar o trabalho efetuado pelas instituições concelhias que, em parceria com as entidades municipais, enriquecem a área da educação, através da partilha de conhecimentos e experiências, reforçando a qualidade do nosso ensino”, realçou.

 

 

 

Foto: CMPV

GI CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/praia-da-vitoria-mantem-aposta-no-desenvolvimento-de-projetos-educacionais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.