Posição Geoestratégica dos Açores: PSD acusa PS de “continuar a iludir os terceirenses”

O presidente da Comissão Política de Ilha (CPI) do PSD na Terceira entende que os deputados socialistas persistem em “vender ilusões aos terceirenses, como se dos muitos anúncios realizados algo de concreto ou de bom tivesse resultado para a ilha”.

Em causa está o parecer emitido pela Comissão de Política Geral, da Assembleia Legislativa dos Açores, sobre o projeto de resolução do PSD, na Assembleia da República, que recomenda uma articulação política prospetiva com o Governo Regional para a importância geostratégica e geopolítica do Arquipélago dos Açores.

No referido parecer, aprovado favoravelmente por unanimidade com os votos do CDS-PP e do PSD, os parlamentares socialistas regionais referem que “nada têm a opor à presente iniciativa, tendo em conta tratar-se de mais um contributo que reconhece a preponderância dos Açores em múltiplos domínios”, embora saliente “o trabalho já desenvolvido pelo Governo Regional, em estreita colaboração com o atual Governo da República, em diversas áreas (ciência, tecnologia, defesa, comércio, transportes, entre outras)”, destacando a constituição do AIR Center e do Centro de Segurança Atlântico na ilha Terceira e a apresentação de candidatura de um Terminal de Contentores ao Plano Juncker e constituição de um ponto de armazenamento de gás natural no Porto da Praia da Vitória.

Ora, a estrutura de ilha social democrata entende que “o Partido Socialista afirma como real algo que não existe”.

“O partido Socialista vive, ele próprio, das ilusões que tenta vender aos terceirenses, ilusões essas que infelizmente não resolvem as dificuldades de todos aqueles que vivem na Terceira e que nesta ilha procuram trabalho para si ou para a sua família”, afirma Francisco Câmara.

O PSD/Terceira acha “importante” que se invista na ilha, criando alternativas à presença norte-americana e promovendo o crescimento da ilha, mas constata que, “passados 6 anos que é conhecida publicamente a intenção da redução pelos norte-americanos”, o Partido Socialista “foi incapaz de apresentar um único projeto que gerasse postos de trabalho na Terceira”.

“É escandaloso o facto do Partido Socialista anunciar como concretizada uma candidatura de um Terminal de Contentores ao Plano Juncker e constituição de um ponto de armazenamento de gás natural no Porto da Praia da Vitória cuja candidatura não foi colocada à Comunidade Europeia, nem pelo governo português nem pela região”, refere, recordando a resposta do Comissário Europeu, Pierre Moscovici, dada à eurodeputada Sofia Ribeiro, em janeiro passado.

Francisco Câmara realça que “a nossa ilha, e a nossa economia, necessitam de medidas urgentes e concretas e menos anúncios mediáticos que até agora nada de concreto trouxeram à nossa economia”.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/posicao-geoestrategica-dos-acores-psd-acusa-ps-de-continuar-a-iludir-os-terceirenses/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.