Porto de pesca dos Biscoitos vai ter aumento de valências e Museu Baleeiro

O Porto de Pescas dos Biscoitos será alvo de intervenções a fim de melhorar as condições disponíveis aos pescadores que frequentam este local, reforçando a importância deste setor no panorama socioeconómico praiense. Esta ação resulta da união de esforços entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), a Direção Regional das Pescas (DRP) e a Junta de Freguesia dos Biscoitos.

“O setor das pescas possui grande relevância a nível social e económico no nosso concelho e como tal tem merecido uma grande atenção por parte da CMPV. Considerando a atual conjuntura vivida na indústria pesqueira, é importante contribuir para melhorar não só as condições de trabalho, como os rendimentos dos pescadores que frequentam este local. Neste sentido, a iniciativa a desenvolver na freguesia dos Biscoitos visa rentabilizar as infraestruturas existentes”, referiu Osório Silva, vereador com competência na área das Infraestruturas, acrescentando que “está ainda enquadrado nesta ação um museu baleeiro que, em conjunto com o já existente mercado de produtos locais, potenciará o movimento comercial e turístico na freguesia dos Biscoitos”.

“Continuaremos a trabalhar na persecução de medidas que contribuam para alavancar o setor piscatório no Concelho. Esta união de esforços com as entidades envolvidas dignifica o trabalho efetuado pela nossa comunidade, que em muito contribui para o crescimento da Praia da Vitória”, referiu.

Para o diretor regional das Pescas, Luís Rodrigues, esta iniciativa pretende “conjugar o aumento das valências do Porto dos Biscoitos com uma vertente comercial direta, mas mantendo também uma dimensão etnológica, criando-se uma pequena unidade de interesse etnográfico, que pudesse servir não só o turismo como as escolas locais.”

“É de salientar este trabalho integrado da CMPV com a DRP e a Junta de Freguesia dos Biscoitos na interpretação deste espaço e em encontrar perspetivas de desenvolvimento para o mesmo,” acrescentou.

A presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Cecília Melo, referiu a importância desta ação no contexto da freguesia não só do ponto de vista dos pescadores, como também relativamente à homenagem à história baleeira da freguesia, apenas existente nos Biscoitos no concelho da Praia da Vitória.

A visita decorreu também pelo Porto de Pescas da Vila Nova, de modo a avaliar possíveis intervenções neste espaço, a serem realizadas através de uma parceria entre a CMPV, a DRP e a Junta de Freguesia local.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/porto-de-pesca-dos-biscoitos-vai-ter-aumento-de-valencias-e-museu-baleeiro/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.