Plataforma Continental: fixação de recursos da Marinha nos Açores “fortalece” Portugal

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República sublinhou hoje que a fixação de parte dos recursos da Armada Portuguesa na Região “fortalece” Portugal.

“A privilegiada localização geostratégica dos Açores impõe que parte dos recursos da Armada Portuguesa sejam fixados nesta Região”, afirmou António Ventura no debate do projeto de Resolução ‘Plataforma Continental’, constatando que só assim “seremos mais Portugal, seremos mais Açores e seremos mais Nação”.

Em causa está a iniciativa parlamentar do PSD que recomenda, no âmbito da candidatura e do alargamento dos limites marítimos da Plataforma Continental Portuguesa, avalie fixar parte dos recursos da Armada Portuguesa nos Açores e na Madeira.

Para o deputado social democrata, esta deslocação de meios “também se traduz num fortalecimento da Autonomia dos Açores”.

“Uma Autonomia que dá projeção e identidade a Portugal”, salientou António Ventura, considerando que é preciso “melhorar a nossa Autonomia [regional] na Constituição Portuguesa”.

Segundo o parlamentar açoriano, o PSD espera que uma nova Revisão Constitucional “ambicione ajudar a transformar Portugal num país mais coeso e com maior reconhecimento internacional”.

Neste sentido, os social democratas consideram “fundamental” que seja reforçado o direito de participação das Regiões Autónomas nas negociações de tratados e acordos internacionais que lhes digam respeito, bem como nos benefícios deles decorrentes.

António Ventura criticou, ainda, as posições de PCP e Bloco de Esquerda perante a iniciativa parlamentar.

Dirigindo-se ao grupo parlamentar do BE, Ventura criticou a “previsão de um futuro negro”, enredado em guerras e subserviência aos Estados Unidos da América e à NATO. Sobre a postura do PCP de crítica ao anterior governo do PSD/CDS-PP, o deputado dos Açores lembrou que após três anos a suportar o Governo da República os comunistas “perderam toda a legitimidade política” para continuar a atacar o anterior Governo nacional.

+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/plataforma-continental-fixacao-de-recursos-da-marinha-nos-acores-fortalece-portugal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.