Pedro Marques prevê conclusão da certificação civil das Lajes para julho

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas revelou hoje que estará concluído em julho o processo de certificação para uso civil da pista da Base Lajes, na Terceira.

Em audição na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques referiu que o processo está com bom andamento, esperando cumprir o prazo de dois anos anunciado.

A deputada do PS/Açores, Lara Martinho, defendeu, durante a audição do governante, que “o processo de certificação para uso civil da Base das Lajes é importante para o aumento da flexibilidade da utilização civil e para potenciar o aumento do tráfego aéreo, o que irá contribuir para a dinamização da economia da ilha Terceira”, lembrando a assinatura do protocolo entre os Ministérios do Planeamento e Infraestruturas, da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros e o Governo Regional dos Açores, a 27 de julho de 2016, que deu início a este processo.

O ministro concordou com a deputada no que diz respeito à importância do processo para o desenvolvimento da atividade económica da ilha Terceira.

A socialista lembrou que esta preocupação já acompanha o PS desde há vários anos, tendo, em 2015, sido reforçada ao então Governo do PSD/CDS-PP no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT).

O anterior Executivo de direita publicou um despacho, em julho de 2015, que criou um grupo de trabalho para estudar e propor linhas gerais de cooperação para a utilização da Base Aérea nº4 e os princípios para o seu uso permanente pela aviação civil.

No entanto, “a realidade é que nada foi feito e originou a que fosse necessário englobar, no âmbito da declaração-conjunta assinada entre o Governo da República e o Governo dos Açores, o início do processo de certificação da Base das Lajes como aeroporto para uso civil, definindo as medidas e o calendário para esse processo”, recordou Lara Martinho.

A deputada açoriana referiu ainda que têm sido realizadas várias reuniões entre diferentes entidades, o que já permitiu garantir o início da operação da Ryanair para a ilha Terceira, “que teve um grande impacto no crescimento do turismo”.

 

 

 

 

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/pedro-marques-preve-conclusao-da-certificacao-civil-das-lajes-para-julho/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.