PCP quer saber se Governo tem intenção de construir um novo Centro de Saúde nas Velas

A representação parlamentar do PCP, na Assembleia Legislativa dos Açores, questionou hoje o Governo Regional sobre a disponibilidade de estudar a construção de um novo Centro de Saúde no concelho das Velas, na ilha de São Jorge.

Num requerimento entregue no parlamento açoriano, o deputado João Corvelo refere que “a prestação de cuidados de saúde primários é assegurada na nossa Região pelos Centros de Saúde, sendo entendidos como o primeiro meio de acesso aos cuidados de saúde, assim constituindo a base do sistema de saúde e pautando a sua atuação pela proximidade às comunidades locais”.

O parlamentar critica que “as sucessivas intervenções feitas no Centro de Saúde das Velas, que se encontra num edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia das Velas, nunca resultaram numa solução razoável, com qualidade e que prossiga os desafios para o futuro da Saúde neste concelho”, acrescentando que “por mais milhões que se gastem, será sempre muito difícil que um espaço que não foi planeado nem criado para esse fim, seja no futuro o Centro de Saúde que faz falta ao concelho das Velas e à Ilha de São Jorge”.

“É de conhecimento público que o Centro de Saúde das Velas é um dos Centros de Saúde com piores condições da Região Autónoma dos Açores. Urge, portanto, encontrar soluções efetivas para dar resposta a este problema que afeta utentes e trabalhadores”, constata João Corvelo.

O deputado comunista lembra que “foi, recentemente, aprovada, na Assembleia Municipal das Velas,
uma recomendação, proposta pela CDU”, que pretende que o município das Velas interceda junto do Governo Regional para o início dos procedimentos com vista à construção de um novo Centro de Saúde das Velas, de qualidade, quer na construção quer em funcionalidade, de fácil acesso, que permita a prestação de cuidados de saúde modernos e disponibilize aos profissionais de saúde as melhores condições de trabalho e motivação.

Assim, o PCP quer conhecer  as disposições do atual contrato de arrendamento do edifício onde se  encontra a funcionar o Centro de Saúde das Velas e em que ponto estão os processos relativos às intervenções futuras no atual edifício onde se encontra o Centro de Saúde.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.