Passageiro evacuado de navio mercante ao largo de São Miguel

eh101O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou desde o início da madrugada de ontem, 16 de julho, a missão de evacuação médica de um passageiro do navio mercante “Cap Jackson”, de 47 anos de idade e nacionalidade polaca.

O pedido de auxílio foi recebido no MRCC Delgada pelas 01h00 horas locais, quando o navio navegava a cerca de 530 milhas náuticas (853 quilómetros) a sudoeste da ilha de São Miguel. Foi imediatamente contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, o qual, após contacto com o navio, identificou a necessidade de evacuação urgente do passageiro.

Considerando a posição onde se encontrava o navio, o MRCC Delgada solicitou à FAP o empenhamento de aeronave para proceder à extração do doente.

A operação de resgate foi executada por um helicóptero EH-101 Merlin, que descolou da Base das Lajes ao início da manhã de hoje, 16 de julho pelas 06h05, com acompanhamento de uma aeronave de asa fixa C-295, de forma a facilitar a atuação do helicóptero e reforçar a segurança da operação.

A extração do tripulante foi executada com sucesso, tendo o helicóptero aterrado no aeroporto da Base das Lajes por volta das 11h20 horas locais, sendo o paciente transferido de ambulância para o Hospital do Santo Espírito de Angra de Heroísmo.

As condições meteorológicas na zona de operações eram de vento bonançoso de norte e ondulação de 2 metros de noroeste.

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

MRCC Delgada/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/passageiro-evacuado-de-navio-mercante-ao-largo-de-sao-miguel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.