O Teatro invade as ruas da Praia da Vitória no início de agosto

A 28ª edição das Festas da Praia, que terá lugar de 4 a 13 de agosto, será subordinada ao tema “O Teatro Acontece”. As maiores festividades do concelho da Praia da Vitória terão, à semelhança dos últimos anos, um orçamento global de 725 mil euros. 

“Existem três particularidades que distinguem as maiores festas concelhias das demais festividades, nomeadamente mãos, cérebro e coração. Este evento depende das dezenas de pessoas que trabalham, voluntariamente, colocando as diferenças de lado e unindo-se em prol de um objetivo comum: o sucesso das Festas da Praia”, destacou Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV).

“É fundamental haver uma equipa unida, que tenta melhorar ano após ano, exigindo cada vez mais de si própria, para que esta iniciativa cresça. Não basta cumprir, temos de nos exceder e inovar cada vez mais, não esquecendo o rigor necessário à gestão financeira do evento”, referiu.

“Foi um privilégio coordenar estas festas, ao longo de 12 anos, trabalhando com diferentes equipas na consolidação das mesmas. Este evento foi ganhando uma enorme projeção, com o passar do tempo, abrangendo pessoas das mais variadas faixas etárias, provenientes dos quatro cantos do mundo. Neste sentido, deixo aqui um desafio para os próximos responsáveis pelas festas: reforçar a articulação entre os pilares que constituem o evento, tais como a gastronomia, os festivais de rua, o arraial popular e os diversos palcos, apostando na criatividade e no desenvolvimento económico do Concelho”, enfatizou.

Tibério Dinis, vereador da Cultura da autarquia praiense e presidente da Cooperativa Praia Cultural, entidade organizadora das Festas da Praia, apresentou o orçamento do evento, salientando que este garante a sustentabilidade da iniciativa.

“À semelhança dos anos anteriores, o orçamento global das festas situa-se nos 725 mil euros. O valor mantém-se, mas há uma redução no investimento da CMPV, o que garante um maior equilíbrio financeiro”, adiantou o autarca.

“Nesta edição, iremos manter a aposta na colocação da feira de artesanato junto à feira gastronómica, no sentido de melhorar as condições dos artesãos, assim como diminuir o trânsito no Largo José Silveira. Relativamente ao espaço infantil existente na zona verde, este vai apresentar algumas alterações a fim de reforçar a segurança das crianças que o frequentam”, explicou.
“Também voltaremos a colocar a cobertura no Clube Naval, visto tratar-se de um importante espaço de convívio entre todos os que nos visitam por essa altura. Assim, estaremos a zelar pela segurança e higiene deste local”, realçou.

“Iremos também reforçar a participação da nossa comunidade da diáspora, bem como organizar a tradicional receção ao emigrante, homenageando aqueles que promovem a Praia da Vitória além-fronteiras”, frisou.

A coordenadora das Festas da Praia 2017, Ana Eduarda Rosa, deu a conhecer o programa provisório e explicou a escolha do cartaz.

“O cartaz foi inspirado nos vários aspetos do teatro. Pretendemos dar enfoque não só à representação, mas também à música e à dança, aliando estas três vertentes”, evidenciou.

“No que diz respeito ao cortejo de abertura, um dos pontos altos do evento, este procura demonstrar a evolução do teatro. Apostaremos também em géneros de música diversificados a fim de alcançarmos todos os públicos”, disse.

“A animação de rua dará destaque aos artistas locais, incluindo performances musicais e teatrais”, acrescentou.

A 28ª edição das Festas da Praia inicia-se no dia 04, pelas 18h00, com a abertura da XVIII Feira de Gastronomia do Atlântico, na tenda junto à Marina. Segue-se, meia hora depois, um momento taurino. Às 22h00, decorrerá a atuação do grupo “Diáspora”, no Palco Tradições.

Para o segundo dia, estão previstas uma salva de 21 morteiros e a abertura oficial das festas, com o discurso do presidente do Município. O desfile da Filarmónica União Praiense está marcado para as 21h30. Às 21h40, terá lugar o desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, seguindo-se o desfile da Marcha Oficial das Festas, pelas 21h50. O cortejo de abertura decorrerá às 22h00.

A 06, pelas 12h00, será realizada uma missa solene, seguida de coroação dos impérios do Concelho. Mais tarde, às 13h30, decorrerá a distribuição do Bodo do Espírito Santo, seguindo-se do arraial tradicional do Bodo, com a presença de grupos folclóricos, pelas 15h00. A missa solene e a procissão de Santa Rita estão agendadas para as 17h00. Pelas 20h30, terá lugar o “Pézinho”, no qual os cantadores percorrerão o centro histórico da Praia da Vitória. A noite de cantoria terá lugar às 22h00, no Palco Tradições.

Para o dia 07, está prevista uma vacada no juncal, pelas 18h00, seguindo-se, meia hora depois, a tradicional tourada de praça, na Monumental Praça de Toiros da Ilha Terceira. A noite de fados, no Palco Tradições, decorrerá às 22h00.

No dia 08, haverá uma atividade infantil, pelas 10h00, no Centro de Interpretação Ambiental. Às 18h00, terá lugar uma tourada à corda no Juncal. O desfile de marchas populares está marcado para as 21h30.

A 09, decorrerá uma tourada no Juncal, pelas 18h00. Às 22h00, o Palco Tradições acolhe a atuação de Danças de Carnaval. No dia 10, será realizado um

desfile de bandas filarmónicas, pelas 21h30, seguindo-se um concerto das mesmas, às 23h00, no Palco Tradições.

Para o dia 11, está agendada uma tourada à corda no caminho do cemitério, pelas 18h00. O percurso interpretativo da infraestrutura verde húmida costeira da Praia da Vitória terá lugar no dia 12, às 09h30. Neste dia, decorrerão ainda a receção ao emigrante, pelas 18h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, e o habitual desfile infantil, às 21h00.

No último dia, 13, serão realizadas a procissão dos marítimos e uma missa campal, pelas 11h00, bem como uma tourada à corda no areal da Praia Grande, às 18h00. O desfile dos grupos integrados no festival Folk Azores está previsto para as 21h30 e o encerramento das festas para as 00h00.

Diariamente, a iluminação abre às 21h00, assim como o espaço “Aldeia da Brincadeira”, e decorrem concertos nos palcos Marina e Music Resort.

O programa provisório estará disponível, nos próximos dias, no site oficial das festas, acessível em www.festasdapraia.com.

A conferência de imprensa de apresentação das Festas da Praia 2017 contou com um momento teatral, protagonizado por Catarina Simões.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *