‘Novo’ Porto das Pipas vai custar 12 milhões de euros

GaGS / Hélder Blayer

O Governo dos Açores estima “um investimento global da ordem dos 12 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses” na requalificação do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo.

Disso mesmo deu conta hoje a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, na apresentação do anteprojeto de construção da rampa para navios ‘ro-ro’ e ‘ferry’ e de obras complementares para a melhoria da operacionalidade e de abrigo no Porto das Pipas, na Terceira.

Para Ana Cunha, a apresentação deste anteprojeto é “a demonstração inequívoca da determinação e do empenhamento do Governo dos Açores em avançar com esta obra, que irá contribuir para o desenvolvimento da cidade e do concelho de Angra do Heroísmo, assim como para o reforço das ligações marítimas com outras ilhas do Grupo Central”, salientando, igualmente, que este anteprojeto “resulta de um sustentado processo de análise técnica”, que foi “orientada para encontrar a melhor solução para a requalificação e valorização desta infraestrutura portuária, proporcionando-lhe melhores condições de operacionalidade e de segurança”. 

Segundo o documento, será construída uma rampa ‘ro-ro’, decorrerá um aumento a frente acostável deste porto, sendo ainda reforçada a capacidade de amarração existente, para permitir acolher navios de cruzeiro temáticos e “afirmar esse importante mercado ‘premium’ do turismo de cruzeiros nesta cidade Património Mundial da UNESCO”.

A governante acrescentou que “será reconstruído o muro de cortina situado na cabeça do molhe, reforçando as condições de segurança da infraestrutura portuária, além da intervenção no cais de receção da marina, que verá a sua plataforma ampliada no sentido sul para permitir o seu uso durante todo o ano por parte embarcações com calado até aos -3.00 metros”.

“O arranjo espacial dos pontões da marina também será otimizado, de modo a aumentar a quantidade de postos de atracação destinados a embarcações de recreio”, adiantou Ana Cunha.

+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/novo-porto-das-pipas-vai-custar-12-milhoes-de-euros/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.