Município realça empenho, determinação e espírito de equipa dos Bombeiros na Praia da Vitória

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória realçou o empenho, a determinação e o espírito de equipa que distinguem a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local (AHBVPV), evidenciando o papel preponderante que esta entidade exerce na promoção do bem-estar de todos os praienses.

Roberto Monteiro intervinha no âmbito da sessão solene de comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, que teve lugar no passado domingo, dia 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“A AHBVPV é caracterizada pelo espírito de união existente entre os seus membros que, diariamente, se empenham em ajudar o próximo, constituindo um exemplo para as demais corporações de bombeiros da Região. É com muito orgulho que celebramos, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Municipal do Bombeiro, porque nunca é demais reconhecer o trabalho daqueles que zelam pela segurança da população”, destacou o autarca.

“Disponibilidade, dedicação e determinação são outros dos atributos que definem estes homens e mulheres que estão ao nosso lado nos momentos mais difíceis e dolorosos, arriscando, por vezes, a sua vida para salvar outras. Estes heróis merecem o nosso profundo agradecimento”, acrescentou.

“Gostaria também de agradecer às famílias dos nossos bombeiros pelo apoio e compreensão, pois ser bombeiro não é apenas uma profissão ou uma atividade, é uma forma de estar na vida, é estar sempre disponível para servir os outros sem esperar nada em troca”, frisou.

Na ocasião, o edil praiense congratulou o trabalho desenvolvido pelo comandante Alexandre Cunha e pelo vereador Osório Silva.

“Não poderia deixar de parabenizar o Alexandre pelos seus 25 de serviços prestados à comunidade, assim como por ter vindo a demonstrar um elevado rigor e sentido de responsabilidade no desempenho das suas funções enquanto comandante. É importante salientar também a dinâmica e projeção que o Osório, um membro do nosso executivo, tem dado à vertente da Proteção Civil, promovendo uma maior proximidade entre o Município e as instituições ligadas a esta área, através da concretização de projetos que sensibilizem a nossa comunidade para a importância da prevenção, reforçando deste modo a qualidade de vida da mesma”, evidenciou.

“Considero fundamental referir ainda o trabalho efetuado pelo Paulo Rocha, membro da direção da AHBVPV, e pelo Rui Luís, Secretário Regional da Saúde. São duas pessoas que já conheço há muitos anos e que considero muito competentes e capazes. É uma honra contemplar o vosso trabalho exemplar”, referenciou.

“Para terminar, gostaria de reiterar o meu agradecimento a todos os bombeiros e respetivas famílias e apelar à nossa gente para que vos dê sempre o valor que merecem”, concluiu.

Segundo Paulo Rocha, representante da direção da AHBVPB, “a celebração desta data representa o apoio incondicional da autarquia praiense, demonstrando a estreita parceria existente entre esta entidade e a nossa instituição. Nem sempre é fácil ultrapassar os obstáculos com os quais nos deparamos, mas temos conseguido fazê-lo graças ao apoio dos nossos associados, das entidades oficiais e da população em geral.”

“Há mais de três décadas que temos vindo a realizar um trabalho contínuo, valorizando a componente humana e defendendo sempre o nosso lema: “Vida por Vida”. Encontra-se, neste momento, a decorrer uma recruta com cerca de dez elementos, a fim de motivarmos os jovens do Concelho a juntarem-se a nós nesta nobre causa, garantindo o futuro da AHBVPV”, evidenciou.

Rui Luís, Secretário Regional da Saúde, deixou uma palavra de apreço a todos aqueles que se dedicam a cuidar dos outros, sugerindo a concretização de ações de sensibilização nas escolas, no sentido de atrair mais jovens para as corporações de bombeiros dos Açores.

“Não é fácil encontrar pessoas que queiram dedicar-se inteiramente a ajudar os outros de forma voluntária. Por isso deixo-vos o meu mais sincero reconhecimento por nunca desistirem. Considero importante consciencializar os jovens para esta realidade, através da realização de iniciativas lúdicas e dinâmicas nas escolas que demonstrem a importância de ser bombeiro, incutindo nos mais novos valores como a perseverança e a solidariedade”, sublinhou.

Durante a cerimónia, foram agraciados os bombeiros Cândido Espínola e Luís Rodrigues, que passam a integrar o quadro de honra. O comandante Alexandre Cunha também foi condecorado pelos 25 anos de prestação de bons serviços municipais.

O Dia Municipal do Bombeiro é celebrado anualmente no terceiro domingo de março.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/municipio-realca-empenho-determinacao-e-espirito-de-equipa-dos-bombeiros-na-praia-da-vitoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.