Município quer certificar o concelho das Velas como “Capital do Queijo”

O presidente da Câmara Municipal das Velas, na ilha de São Jorge, anunciou ontem que a autarquia avançou com um processo para certificar o concelho como a “Capital do Queijo” nos Açores, dando assim um contributo para a valorização “da jóia da coroa” da economia local e um novo impulso na promoção do destino.

“A associação às Festas de São Jorge do nosso maior bem comercial – o queijo – é a melhor maneira de homenagearmos um Povo que soube ultrapassar as dificuldades impostas pela natureza, transformando-as na oportunidade de produção de um bem verdadeiramente único e reconhecido”, afirmou Luís Silveira, na sessão solene da celebração do Dia do Padroeiro das Velas, o mártir São Jorge.

O autarca enfatizou que a produção de queijo sempre foi “o principal fator de sustentabilidade económico-financeira das gentes da ilha, ao longo destes mais de 500 anos”, desde o povoamento.

“Estamos a falar da valorização e defesa de um produto e de uma marca de excelência, que apesar da industrialização imposta pela modernidade dos tempos continua a ser único no mundo, porquanto subsiste à base de leite cru de vaca, que é, por isso, altamente diferenciado e que pode, por via da sua eficiente promoção, ajudar a captar novos fluxos para a ilha, chamar a atenção de eventuais interessados em investir por cá e ajudar os seus produtores a fazer face aos desafios que os tempos de hoje lhes colocam”, justificou.

Pela importância dada ao queijo, a Câmara Municipal decidiu homenagear, com a entrega da Medalha de Prata do Município, o Eng.º Francisco Manuel Cordeiro Bettencourt, “como o homem que teve a visão estratégica, já em pleno século XX e com Portugal na União Europeia, de aproveitar uma ferramenta de certificação que culminou com a atribuição da Denominação de Origem Protegida ao Queijo de São Jorge”.

 

 

 

 

Foto: CMV

GC CMV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/municipio-quer-certificar-o-concelho-das-velas-como-capital-do-queijo/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.