Município promove exercício de proteção civil na Zona Industrial da Praia da Vitória

Na próxima segunda-feira, 29 de maio, a partir das 09h00, decorrerá um exercício de proteção civil na Zona Industrial do Cabo da Praia, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV). Este tem por objetivo testar o Plano de Emergência Externo do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, que entrou em vigor a 17 de abril.

O exercício será realizado em formato LivEx, sendo que os meios, recursos e agentes envolvidos atuam no terreno: Neste caso, o mesmo visa dar resposta à hipotética evolução de um acidente industrial grave, resultante da atividade de descarga de gasóleo no Porto Comercial da Praia da Vitória.

“Pretende-se treinar os meios de resposta em situação de acidente industrial grave na Zona Industrial, exercitando os princípios da unidade de direção, coordenação e comando, bem como os procedimentos de ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória e a interação com o Dispositivo Operacional,” refere Osório Silva, vereador com competência na área das Infraestruturas e Mobilidade e responsável pela Comissão Municipal de Proteção Civil.

“É também objetivo deste exercício a criação de rotinas de proteção e socorro junto da população na eventualidade de ocorrências de riscos coletivos. Deste modo, pretendemos preparar a população para possíveis situações de emergência com substâncias perigosas. Os comunicados referentes ao exercício podem ser consultados no facebook do Município e no website do SMPCPV, acessível em http://www.cmpv.pt/smpcpv”, acrescentou.

O exercício conta com a participação da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, Capitania do Porto, Polícia Marítima, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública e Serviços de Proteção Civil municipal e regional, bem como do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, dos Portos dos Açores e da Associação de Gestão do Parque Industrial da Ilha Terceira (AGESPI).

“As competências do SMPCPV são a prevenção e atenuação dos riscos coletivos inerentes a situações de catástrofe ou acidente grave, a prestação de socorro e assistência a pessoas e outros seres vivos em situação de perigo e o apoio na reposição da normalidade após uma situação de emergência. Como tal, exercícios como este são centrais para a preparação da resposta não só dos meios e agentes de socorro, como de toda a população, em caso de catástrofe ou sinistro,” concluiu o edil.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/municipio-promove-exercicio-de-protecao-civil-na-zona-industrial-da-praia-da-vitoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.