Jul 05 2017

Município investe 70 mil euros nos espaços verdes da Praia da Vitória

O Município da Praia da Vitória investiu nos últimos doze meses cerca de 70 mil euros na manutenção, requalificação e embelezamento dos espaços verdes do Concelho, a fim de reforçar as potencialidades das onze freguesias locais.

“O concelho da Praia da Vitória possui mais de 130 mil metros quadrados de espaços verdes, exemplo da sua enorme riqueza ambiental. É fundamental preservar a diversidade de locais dedicados ao lazer, no sentido de reforçar a sua conservação e manutenção. Esta tem sido uma das bandeiras do Município, assumindo a sua importância na melhoria da qualidade de vida da população,” referiu Osório Silva, vereador com competência nas áreas de Infraestruturas e Mobilidade, Desenvolvimento e Coesão Rural.

“Por todo o Concelho existem vias municipais, zonas de lazer, passeios marítimos, rotundas, pauis, parques infantis e uma zona verde, bem como o jardim municipal, no centro histórico da cidade. A manutenção e requalificação destes espaços, além de possibilitar aos munícipes área verde para lazer, contribui também para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Este trabalho só é possível com o apoio das juntas de freguesia, que desempenham um papel fundamental na valorização da Praia da Vitória,” disse.

“Este ano foram plantadas 250 árvores de pau branco, uma espécie endémica, ao longo do percurso da avenida marginal, ação inserida na estratégia municipal de política ambiental,” afirmou.

“Uma só árvore absorve na sua vida até uma tonelada de dióxido de carbono. Espaços verdes cuidados implicam também o melhoramento da qualidade do ar e por conseguinte de vida na Praia da Vitória”, adiantou.

“O embelezamento da cidade e a valorização da natureza, ponto forte tão reconhecido do Concelho, é uma mais-valia não só para todos os munícipes, como também para aqueles que nos visitam,” acrescentou.

Projeto “Um Concelho, um jardim”

No âmbito do projeto “Um Concelho, um jardim”, foram adquiridas mais de 8 mil sementes de petúnias new wave e surfinas, bem como de lisanthius e amores-perfeitos, para a manutenção e embelezamento dos espaços verdes do Concelho.

“Estas sementes são preparadas nas estufas municipais e, posteriormente, movidas para os espaços verdes e floreiras, sendo que várias podem ser já observadas no centro urbano e zonas balneares,” explicou o edil praiense.

A manutenção dos espaços verdes insere-se na estratégia municipal de política ambiental, que conta também com a dedicação e empenho dos serviços de jardinagem do Município.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.