Município da Praia da Vitória majorou em 100% apoios às festividades das freguesias

A autarquia praiense apoiará as festas das freguesias e vila do Concelho a nível financeiro e logístico, a fim de reforçar a continuidade destas iniciativas junto das novas gerações e potenciar as tradições na vertente turística. As comissões locais que efetuaram a sua candidatura até 31 de janeiro serão beneficiadas com a majoração em 100% do apoio financeiro definido, para a realização das suas festividades.

O regulamento, criado pelo Município e aprovado em Assembleia Municipal, prevê a atribuição de 640 euros às festas de paróquia, 440 euros às festas de zona e 240 euros às festas de lugar. Para além do apoio financeiro, o documento abrange ainda a cedência, no período de festa, de palco, estrutura coberta para venda ambulante, gerador de eletricidade, sinais de trânsito, acessórios para decoração, baterias elétricas para carros alegóricos, acessórios para construção de carros alegóricos, fatos de animação infantil, cancelas e passadeiras.

Os valores monetários acima referidos podem ser duplicados se a comissão de festas formalizar, junto da Câmara Municipal, a sua candidatura até 31 de janeiro, acompanhada de um programa provisório onde devem constar, de forma sucinta, as iniciativas previstas e a calendarização das festividades. Caso não seja cumprido o prazo previsto, os responsáveis poderão usufruir das quantias regulares, mediante apresentação de ofício, desde que o mesmo seja entregue até um mês antes do início da festa.

Segundo o vereador da Cultura, Carlos Armando Costa, “estas medidas são essenciais à valorização das tradições do povo terceirense, assumindo uma identidade extremamente rica culturalmente que é transmitida de geração em geração. Acredito que este apoio contribuirá significativamente para o desenvolvimento socioeconómico do Concelho, assim como permitirá uma maior envolvência dos nossos jovens no espírito festivo desta terra”.

“As festas de freguesia resultam do empenho e dedicação de um conjunto de pessoas que reconhece a importância de perpetuar estas tradições na comunidade, sendo sobejamente conhecidas as dificuldades na organização de iniciativas desta natureza pela sua dimensão. No sentido de reconhecer todo este trabalho e potenciar a componente turística na Praia da Vitória, o Município entende que este apoio é necessário e importante na concretização das festividades”, disse.

O documento pode ser consultado na íntegra no site do Município, na opção informação regulamentar, em regulamentos e tarifários, ou através do acesso http://www.cmpv.pt/ficheiros/pdfs/info_regulamentar/3018.pdf

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/municipio-da-praia-da-vitoria-majorou-em-100-apoios-as-festividades-das-freguesias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.