MiratecArts cria projeto para celebrar a população asinina nos Açores

MiratecArts arrancou com a criação de um projeto à volta do Dia do Burro intitulado ZAPE – Dia do Burro, que tem o objetivo de celebrar a população asinina nos Açores, incluindo a reconhecida raça autóctone do burro anão da ilha Graciosa.

Ao elevar esta espécie, através de variadas formas de arte da contemporaneidade, o projeto do Dia do Burro pretende, assim, revalorizar e reinventar o mundo rural ligado a este meigo animal que, durante séculos, lavrou a terra e carregou pessoas e bens.

O próprio nome ZAPE, palavra com origem onomatopaica e que representa o som que o burro faz com a extremidade da pata quando bate no chão, foi escolhido por ir ao encontro do dinamismo que este animal sempre concedeu ao mundo da ruralidade e que caracteriza, acima de tudo, a celebração deste Dia do Burro. Atualmente, o reconhecimento do seu papel social já é inegável, mas, infelizmente, a sua dignificação ainda não está assegurada. Por isso, o ZAPE quer marcar a diferença nos Açores ao mesmo tempo que também tem a intenção de dar visibilidade a este animal presente em todo o mundo.

MiratecArts desafia fotógrafos a captarem imagens da população asinina que se encontra nos Açores, com destaque para o mais único – o burro anão da Graciosa. Assim, e até novembro, a associação aceitará inscrições de participação. Um júri de artistas e associados à produção e proteção da população asinina escolherão as imagens finalistas que depois serão impressas para exposição.

O concurso comporta duas categorias:
Melhor Imagem do Burro Anão da Graciosa, e Melhor Imagem População Asinina nos Açores.

Os vencedores serão galardoados com um pacote promocional e com participação em eventos da MiratecArts numa ilha, além da ilha de sua residência.

Para participar, complete a FICHA DE INSCRIÇÃO e mande as obras fotográficas na máxima qualidade possível, com uma dimensão mínima de 1800 pixels no seu lado menor.

 

www.zapediadoburro.com

 

 

 

Foto: Hildegard Neves

MiratecArts/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/miratecarts-cria-projeto-para-celebrar-a-populacao-asinina-nos-acores/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.