Medidas da República para o setor do leite passam por atribuição de apoios financeiros

O ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) informou que o efeito prático das medidas contidas no Programa Específico para o Setor do Leite e Produtos Lácteos (PESLPL) consiste na atribuição de apoios financeiros.

Em resposta a uma pergunta apresentada pelo grupo parlamentar do PSD, na Assembleia da República, o ministério tutelado por Capoulas Santos refere que o Governo “está ciente das dificuldades e da crise que o setor do leite atravessava há mais de um ano, quando tomou posse”, tendo decidido “tomar medidas adequadas para responder à crise”.

O MAFDR aponta a criação do Gabinete de Crise dos Setores do Leite e da Carne de Suínos (GCLS) e o conjunto integrado de medidas incluídas no PESLPL como exemplos da sua preocupação.

Sobre o PESLPL, o executivo nacional salienta que integra um conjunto 17 medidas de apoio, estruturadas em 7 eixos, nomeadamente o reforço do diálogo institucional, a regulação da oferta interna, linhas de crédito, isenção de contribuições obrigatórias e atividade profissional, ajudas diretas, reforço do PDR 2020 e o reforço do consumo interno e valorização da produção nacional, acrescentando que o efeito prático destas medidas consiste na atribuição de apoios financeiros que permitiram melhorar a situação dos produtores e que se traduziram na subida progressiva do preço do leite.

Questionado sobre se mantinha reuniões com as associações mais representativas do setor, o ministro respondeu que sim, sem adiantar quais os resultados destas reuniões.

Ora, confrontado com esta resposta do Governo, o deputado do PSD/Açores, na Assembleia da República, lamenta que o executivo apenas queira “atirar dinheiro” para cima dos problemas.

“Não é atirando dinheiro para um problema que ele deixa de existir. É preciso concretizar um plano de medidas com efeito a médio e longo prazo, na agricultura nacional, para realmente deixar de persistir no futuro”. afirmou António Ventura.

Sobre as medidas incluídas no PESLPL que o ministro enumerou, o parlamentar açoriano refere que são apenas para constar do documento, recordando que quando questionou Capoulas Santos, na Comissão de Agricultura e Mar, sobre a isenção das contribuições para a Segurança Social, o governante revelou que tal não seria concretizável.

 

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/medidas-da-republica-para-o-setor-do-leite-passam-por-atribuicao-de-apoios-financeiros/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.