Marinha e Força Aérea treinam resgate no mar dos Açores

A Marinha e a Força Aérea realizaram esta segunda-feira um exercício conjunto a sul da ilha Terceira, nos Açores. O exercício, com treinos diurnos e noturnos, envolveu um helicóptero EH-101 e o NRP Viana do Castelo.

Este exercício simulou uma realidade frequente, a missão de resgate médico a partir de um navio. Para a realização do exercício foram criados eventos e incidentes, ao nível das condições em que as missões podem decorrer, com o objetivo de treinar e preparar, quer a tripulação do EH-101, quer a guarnição do NRP Viana do Castelo, que podem ser chamados a intervir em ocorrências desta natureza.

Além da diversidade de situações, do rigor e do realismo, os meios da Marinha e da Força Aérea treinaram os procedimentos em ambiente diurno e noturno, tirando partido dos sistemas e equipamentos que os dois ramos das Forças Armadas dispõem para efetuar missões de busca e salvamento a navios e embarcações, por vezes sob condições extremas.

É de relembrar que Portugal possui uma das maiores zonas de Busca e Salvamento do mundo, uma área com mais de 5.000.000 Km2, e onde toda e qualquer missão de Busca e Salvamento tem a participação ativa e permanente da Marinha e da Força Aérea. Por esse motivo, os dois ramos das Forças Armadas participam regularmente em exercícios de Busca e Salvamento, com dois objetivos: treinar de forma exigente e rigorosa quem anda “No mar sempre vigilantes” (Lema do NRP Viana do Castelo) e “Para que outros vivam” (Lema da Esquadra 751).

 

 

 

 

Foto: Marinha

ZMA/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/marinha-e-forca-aerea-treinam-resgate-no-mar-dos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.