Marinha coordenou operação de apoio ao reboque de veleiro alemão nos Açores

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada, coordenou, no dia de ontem, uma operação de apoio ao reboque da embarcação de recreio à vela “TESS”, de bandeira alemã, até à Marina de Ponta Delgada.

A embarcação ficou sem leme, propulsão e capacidade de carregamento de baterias, quando navegava apenas com um tripulante, de nacionalidade alemã, com 21 anos de idade, a cerca de 23 milhas (43Km) a oeste da ilha de São Miguel, Açores.

Para proceder ao reboque da embarcação de recreio até Ponta Delgada, foi solicitado o empenhamento da embarcação de pesca “Garcia Miguel”, que navegava na área, tendo o navio de patrulha oceânica NRP Viana do Castelo sido destacado para o local, para salvaguarda da segurança do pessoal envolvido na operação. O reboque iniciou-se às 14h45, tendo o trânsito para Ponta Delgada sido efetuado a velocidade moderada, sempre acompanhado pelo NRP Viana do Castelo. A embarcação de recreio atracou às 19h20 na Marina de Ponta Delgada com o auxílio de duas embarcações da Capitania do Porto de Ponta Delgada.

As condições meteorológicas na área de operações eram de vento fresco (cerca de 40 km/h) e ondulação de 4 metros de oeste.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o NRP Viana do Castelo, duas embarcações da Capitania do Porto de Ponta Delgada, a embarcação de pesca “Garcia Miguel” e a Capitania de Ponta Delgada.

 

 

 

 

Foto: Marinha

CZMA/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/marinha-coordenou-operacao-de-apoio-ao-reboque-de-veleiro-alemao-nos-acores/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.