Linha Cancro passou a ser gratuita disponibilizando apoio jurídico aos doentes oncológicos

A Linha da Liga Portuguesa Contra o Cancro passou a ser gratuita. Desde o início do ano que as chamadas para a Linha Cancro deixaram de ser pagas. Além disso, os técnicos passaram a oferecer apoio jurídico aos doentes oncológicos.

Criada em 2008, a Linha de Apoio à Pessoa com Cancro recebe anualmente uma média de duas mil chamadas e de 1.200 emails. Dos que procuram apoio, 74% são mulheres, sendo que Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria continuam a ser os distritos que mais utilizam este serviço.

Através do número 800 100 100, os profissionais de saúde informam os pacientes sobre os direitos da pessoa com cancro, ações de rastreio e centros de tratamento, além de prestar apoio psicológico. A partir de agora, é também disponibilizado apoio jurídico.

“A Linha Cancro é um projeto de referência nacional. No final do ano passado, a Associação Portuguesa de Call Centers (APCC) atribuiu o Selo de Qualidade à Linha Cancro, reconhecendo os elevados padrões de qualidade do serviço prestado aos utentes e o esforço que a LPCC tem vindo a desenvolver para apoiar o doente oncológico. Mas queremos continuar a melhorar. Por isso, analisámos as questões mais frequentes e as necessidades mais prementes dos doentes e verificámos que o apoio jurídico era uma prioridade”, afirma, numa nota publicada no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o presidente Vítor Veloso.

A Linha Cancro está disponível, durante a semana, entre as 9 horas e as 18 horas, e pelo email linhacancro@ligacontracancro.pt. Em alternativa, é também possível deixar as questões online, através do formulário no site da LPCC.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

NAM/+central

 

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