Legislativas nos Açores com diferentes leituras na Assembleia da República

assembleia-da-republica-deputadosOs resultados do recente ato eleitoral na Região Autónoma dos Açores tiveram ontem diferentes leituras por parte dos partidos com assento na Assembleia da República.

O PS assinalou a “clara preferência” que os açorianos mostraram nas eleições regionais, nas quais os socialistas voltaram a ganhar com maioria absoluta, com os sociais democratas a lamentar a elevada abstenção registada.

“Os resultados, apesar da abstenção elevada, voltaram a mostrar uma preferência clara dos eleitores pelo PS”, disse o deputado socialista João Castro, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.

Assinalando que o PS ganhou em sete das nove ilhas da Região Autónoma dos Açores e foi a única força partidária a eleger deputados por todos os círculos eleitorais, João Castro disse que os resultados alcançados são “mérito da governação” regional e não são suscetíveis de uma extrapolação nacional.

“A vitória do PS é consequência da qualidade do trabalho e dos resultados da governação”, sublinhou.

Pelo PSD, o deputado António Ventura lamentou que, na sua declaração política, o PS tenha passado ao lado do “maior problema dos Açores”: a abstenção.

“Mais de 60%, isso fragiliza a nossa autonomia”, frisou, considerando que se trata de um problema que envergonha os açorianos.

Contudo, acusou, para o PS, “o que interessa é ganhar a todo o custo, nem que só vá votar uma pessoa!”.

João Almeida, do CDS-PP, cumprimentou o socialista Vasco Cordeiro pela vitória eleitoral, mas enalteceu também o “extraordinário resultado” alcançado pelos democratas-cristãos, que subiram em votos, mandatos e percentagem.

As bancadas do BE e do PCP, através dos deputados Paulino Ascenção e João Oliveira, focaram ainda alguns dos problemas que afetam os açorianos, como o desemprego de longa duração ou a precariedade.

“Cerca de 90% dos novos contratos são precários”, alertou o líder da bancada do PCP.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

Lusa/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/legislativas-nos-acores-com-diferentes-leituras-na-assembleia-da-republica/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.