Lara Martinho defende reforço dos meios da Força Aérea nos Açores

J Edgardo Vieira

A vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista defendeu hoje o reforço de meios Força Aérea nos Açores, como forma de dar resposta às grandes responsabilidades nacionais.

Durante a audição do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), na Comissão de Defesa Nacional, Lara Martinho lembrou que vivemos num mundo instável e cada vez mais imprevisível e que a Lei de Programação Militar (LPM) procura dar resposta às grandes responsabilidades nacionais, a médio-longo prazo, até pela futura expansão da plataforma continental portuguesa, que aumentará a área de solo e subsolo marinho sob soberania nacional.

Face a tudo isto, a socialista açoriana questionou se haverá reforço de meios nos Açores, “tendo em conta o importante papel que os Açores têm nas operações de busca e salvamento, mas também o contributo que podem dar em termos de vigilância e acompanhamento do nosso espaço marítimo no âmbito da futura expansão da plataforma continental portuguesa”.

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea assegurou que não “há ninguém a nível nacional que não reconheça a importância estratégica dos Açores”, mas que não identificou ainda a necessidade de reforçar o efetivo”. Revelou ainda que tudo o que tem sido solicitado tem sido feito e que a Força Aérea (FA) tem realizado “missões de vigilância e de patrulhamento em cooperação com a Marinha”, admitindo ainda que a extensão da plataforma continental obrigue a um reforço de presença da FA no arquipélago.

+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/lara-martinho-defende-reforco-dos-meios-da-forca-aerea-nos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.