Karaté será modalidade olímpica definitiva em Tóquio 2020

KaratéApós uma luta incansável, com ajustes e reformulação de aspetos regulamentares da modalidade, foi anunciado no passado dia 3 de agosto, no decorrer da 31ª edição do maior evento desportivo da era moderna, no Rio de Janeiro, que o Karaté será incluída como modalidade olímpica de forma definitiva.

O reconhecimento da modalidade surgiu em 1999, pelo Comité Olímpico Internacional, tendo figurado como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Segundo o diretor técnico da Associação de Karaté dos Açores (AKA) João Guiod Castro, “o debate da modalidade ao longo de décadas, moldando-se de forma a cumprir os requisitos necessários, foram finalmente e merecidamente recompensados com a inclusão do Karaté no palco mais importante da competição desportiva, os Jogos Olímpicos”.

É de salientar o facto de integrarem as duas disciplinas desta modalidade, kata (forma) e kumite (combate), permitindo que o Karaté se represente em ambas as vertentes.

Ainda nas palavras de João Castro, “esta aprovação representa uma mais valia para a modalidade não só na visibilidade perante os milhões de espectadores que assistem a este espetáculo desportivo, mas também ao nível dos apoios que poderão advir desta confirmação importante.”

Juntamente com o Karaté foram aprovadas outras 4 modalidades, sendo elas o surf, a escalada, o beisebol/softbol e o skateboard.

Resta-nos aguardar até 2020 para assistir à primeira participação do Karaté nos Jogos Olímpicos de Tokio, no Japão, o berço desta modalidade.

 

 

 

Foto: JO 2020 logo

AKA/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/karate-sera-modalidade-olimpica-definitiva-em-toquio-2020/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.