JP/Açores debate desafios aos jovens da ultraperiferia na ilha das Flores

Santa CruzA Juventude Popular (JP) dos Açores organiza no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de julho, na ilha das Flores, a II Universidade de Verão, dedicada ao tema da “Ultraperiferia extrema: o contributo da juventude para ultrapassar o desafio”, fazendo deslocar até à ilha mais ocidental da Europa cerca de meia centena de jovens de praticamente todas as ilhas da Região.

A segunda edição da Universidade de Verão dos “jotas” populares vai realizar-se na sede do Clube Desportivo “Os Minhocas”, em Santa Cruz das Flores e contará com as presenças de Artur Lima, Presidente do CDS-PP Açores, Francisco Rodrigues dos Santos, Presidente nacional da Juventude Popular (JP) e Adolfo Mesquita Nunes, Vice-presidente nacional do CDS e antigo Secretário de Estado do Turismo.

A Universidade de Verão contará ainda com a participação de várias personalidades florentinas de reconhecido mérito, como a escritora Gabriela Silva e os professores Sérgio Ferreira e Paulo Rosa (que é também candidato do CDS-PP às eleições Regionais de 16 de outubro próximo). Haverá ainda uma palestra dedicada à “Comunicação em Política” com o especialista João Paulo Carvalho.

Assim, a Universidade de Verão da JP/Açores arranca esta sexta-feira, pelas 19h00, com as intervenções de Alonso Miguel, Líder da Juventude Popular açoriana, e de Artur Lima, Líder Regional do partido, seguindo-se o jantar e a primeira sessão de trabalho subordinada ao tema “Ultraperiferia: Uma visão geográfica”, pelo professor do ensino básico Sérgio Ferreira.

Já no sábado, dia 23, os trabalhos reiniciam-se pelas 10h15, com uma intervenção do Secretário-geral nacional da JP, Francisco Tavares, seguindo-se uma mesa redonda que será moderada pela escritora Gabriela Silva, onde participarão Adolfo Mesquita Nunes e Paulo Rosa. A mesa redonda é dedicada ao tema “Turismo, competitividade e empreendedorismo jovem em ultraperiferia extrema”, sendo que o antigo Secretário de Estado do Turismo vai debruçar-se sobre “O que precisa a nossa economia para crescer? O caso do Turismo”, ficando a cargo de Paulo Rosa uma dissertação sobre “Modelos de desenvolvimento: O turismo que nos interessa e os constrangimentos resultantes da nossa condição ultraperiférica”.

A seguir ao almoço, pelas 14h30, o especialista em “Comunicação em Política”, João Paulo Carvalho, falará aos jovens democratas-cristãos sobre a forma como se transmite a mensagem política e como conseguir fazer chegar ao público em geral a mensagem que se pretende. A Universidade de Verão da JP terminará pelas 15h30 com a intervenção de Francisco Rodrigues dos Santos, Líder nacional da “jota”.

Esta é a segunda vez que a JP/Açores organiza uma Universidade de Verão, sendo que o ano passado esta realizou-se na ilha Terceira. Este ano, nas Flores, estarão jovens afetos ao CDS-PP das ilhas São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Flores. Esta sessão de formação política aos jovens populares é aberta ao público e à comunicação social.

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

GI CDS-PP/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/jpacores-debate-desafios-aos-jovens-da-ultraperiferia-na-ilha-das-flores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.