Idosos sensibilizados para a importância de medidas de autoproteção na Praia da Vitória

Osório SilvaA autarquia praiense, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil local e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, encontra-se a promover as iniciativas “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”, no sentido de alertar os idosos para a necessidade da prevenção em caso de acidentes domésticos ou catástrofes naturais.

Estas ações, direcionadas aos 18 centros de convívio existentes no Concelho, tiveram início em março, terminando no mês de novembro.

“Após o período de férias dos centros de convívio, entre junho e agosto, voltamos a promover estas ações de sensibilização junto dos idosos do nosso Concelho, no sentido de consciencializarmos os mesmos para os riscos associados a acidentes domésticos e catástrofes naturais, como sismos e tempestades”, referenciou Osório Silva, vereador com competência na área da Proteção Civil.

“Pretendemos incutir nas pessoas desta faixa etária uma cultura de segurança. Deste modo, durante as sessões explicamos também a funcionalidade e os procedimentos do número europeu de emergência: 112”, acrescentou.

O autarca referiu ainda que estas iniciativas permitem uma maior proximidade entre o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória e a comunidade.

“É importante mantermos uma relação de proximidade com os nossos munícipes a fim de darmos resposta aos anseios dos mesmos e partilharmos ideias e experiências”, disse.

“Gostaria de realçar também a estreita colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória na concretização de projetos que visem o reforço da segurança da nossa comunidade. Os Bombeiros desempenham um papel preponderante aquando da ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, visto que são a primeira entidade a intervir”, aludiu.

As sessões, que recomeçaram este mês em Santa Luzia, decorrerão até finais de novembro nos centros de convívio do Bairro Joaquim Alves, do Porto Martins, da Casa do Povo e Igreja dos Biscoitos, da Casa da Ribeira, do Porto Novo, do Juncal e de Santa Rita.

Estas ações, que integram as medidas de sensibilização da comunidade para a importância do cumprimento das regras de segurança, têm como principal objetivo a promoção da qualidade de vida da população idosa.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GI CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/idosos-sensibilizados-para-a-importancia-de-medidas-de-autoprotecao-na-praia-da-vitoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.