História do correio postal em exibição até final de novembro em Angra do Heroísmo

A direção regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove, em parceria com a Federação Portuguesa da Filatelia e os CTT – Correios de Portugal, a realização de um conjunto de eventos sobre a história do correio postal dos Açores.

O programa arranca quinta-feira, 23 de novembro, pelas 18h00, com a inauguração do Salão de Filatelia Açoriana, a que se segue o lançamento pelos CTT do bilhete-postal alusivo a Tomás Borba e uma conferência de Rui Vieira Nery intitulada “Tomás Borba e a viragem para a modernidade na música portuguesa”.

No dia seguinte, a partir das 18h00, terão lugar as conferências de João Soeiro, intitulada “O Correio Aéreo Transatlântico: sua relação com os Açores”, e de Luís Frazão, com o título “Temas de história postal pré-adesiva dos Açores”.

A 25 de novembro, às 17h00, terá lugar um Recital de Canto e Piano com Francisco Rocha e Fábio Silveira, integrado nas comemorações de nascimento de Tomás Borba, a que se seguirá uma conferência de Pedro Marçal Vaz Pereira sobre “O Correio dos Açores no período monárquico”.

De 27 a 30 de novembro serão realizadas visitas guiadas ao Salão de Filatelia Açoriana, devendo os interessados proceder a marcação prévia, através do telefone 295 401 000.

A Filatelia divide-se em dois grandes períodos, o Período Pré-Adesivo e o Período Adesivo, ou seja, a correspondência expedida antes da existência dos selos e a expedida depois do seu aparecimento.

No início do século XX, iniciam-se os primeiros voos nos Açores para transporte de pessoas e correspondência.

Atualmente, os CTT – Correios de Portugal emitem todos os anos belas séries temáticas sobre os Açores, sendo este material postal que os CTT e os participantes selecionados e convidados pela Federação Portuguesa de Filatelia apresentam na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

 

 

 

Foto: Cartaz

GaCS/+central

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *