Governo esclarece que concurso para radar meteorológico na Terceira está na “fase final”

Direitos Reservados

O Governo dos Açores esclareceu que o “concurso público internacional para a aquisição e instalação do novo radar meteorológico” na ilha Terceira está na “fase final de conclusão”.

O concurso, esclareceu o executivo numa nota enviada às redações, é promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e consiste num investimento de perto de dois milhões de euros.

Já no que se refere ao radar meteorológico para a ilha de São Miguel, “cujo local de instalação deverá ser o Pico da Barrosa, há trabalho feito “desde há cerca de dois anos” na “identificação das antenas implantadas naquele local, de forma a que, por um lado, esta nova infraestrutura de radar afete o menos possível as estruturas e os elementos já instalados e, por outro, seja possível, através da instalação do radar meteorológico, proceder à reorganização do local”.

O executivo socialista refere que, “não obstante o facto de a instalação dos radares meteorológicos na região ser uma responsabilidade do IPMA, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com aquela entidade para que seja possível avançar com este processo o mais rapidamente possível”.

Na segunda-feira, a deputada do PSD Berta Cabral pediu a rápida instalação de radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e da Terceira, considerando que, sem estes, “está em causa a segurança das populações”.

“A questão dos radares meteorológicos é recorrente, mas muito urgente para o serviço prestado pelo IPMA está em causa a segurança das populações”, disse a social-democrata, depois de visitar em Ponta Delgada a delegação regional dos Açores do IPMA.

A parlamentar salientou que “não há quaisquer verbas” inscritas no Orçamento do Estado deste ano para a instalação de radares meteorológicos, “existindo apenas uma norma genérica” sobre o assunto.

A deputada açoriana acrescentou que os sociais-democratas vão continuar a exigir explicações ao Governo sobre a instalação de radares meteorológicos na Terceira e São Miguel e a “colocar o assunto na agenda” partidária.

Lusa/+central

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/governo-esclarece-que-concurso-para-radar-meteorologico-na-terceira-esta-na-fase-final/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.