Governo dos Açores já programou o aperfeiçoamento do modelo de transporte marítimo de mercadorias

A secretária regional dos Transportes e Obras Públicas assegurou ontem que o executivo açoriano “já tem programado o aperfeiçoamento do modelo de transporte marítimo de mercadorias, que passa pela aquisição de um novo navio que assegure o transporte de carga rodada intergrupos e, com isso, dinamizar o mercado interno”.

Após audição na Comissão Parlamentar de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Cunha frisou que “não é, neste momento, pertinente o estudo de outros modelos, que não o atual, enquanto este ainda encerrar em si a capacidade de melhorar e de aperfeiçoar”.

Para a titular da pasta dos Transportes, “a questão principal, e que se relaciona com qualquer alteração que se queira introduzir neste modelo, ou até com outro modelo que se queira estudar, é como saber fazê-lo sem comprometer a coesão regional”.

Ana Cunha foi também ouvida sobre o transporte marítimo de passageiros no Grupo Central, tendo apontado as razões que levaram à suspensão da Linha Lilás, que, como é do conhecimento público, resulta do encalhe do navio ‘Mestre Simão’, realçando “a necessidade de otimizar a utilização do navio ‘Gilberto Mariano’ e de reajustar os horários de todas as operações e de todas as linhas”.

A governante sublinhou que, “mau grado a necessária suspensão da Linha Lilás, a Atlânticoline continua a garantir com o navio ‘Gilberto Mariano’ – o único que tem capacidade para fazer essa ligação – duas ligações à Calheta durante as festividades concelhias, ou seja, a 13 e a 15 de julho, e, além disso, garante também três ligações a Angra do Heroísmo por ocasião das Sanjoaninas”, salientando que a primeira se realizou a 18 de junho, a próxima realiza-se a 25 de junho e a terceira a 2 de julho.

Ana Cunha frisou ainda que “toda a operação sazonal (Linha Amarela) é reforçada em relação a 2017, passando a estender-se até 29 de setembro, tendo começado a 3 de maio, ou seja, durante 150 dias, fazendo assim mais 20 dias do que em 2017 e crescendo o número de toques em 24, dos quais 23 no Triângulo”.

Por outro lado, adiantou que a obra da rampa RO-RO do Porto da Calheta, em São Jorge, está praticamente finalizada, estando a sua conclusão prevista para o final deste mês.

A secretária regional foi ainda ouvida sobre a implementação de um cais de cruzeiros no molhe norte do Porto da Praia da Vitória, na Terceira, afirmando que o Executivo, através da Portos dos Açores, “já há algum tempo começou a trabalhar neste cenário, incluindo a opção de desenvolvimento do cais de cruzeiros e terminal de passageiros no ‘cais americano’, no âmbito do reordenamento da bacia do Porto da Praia que está a ser feito pela Portos dos Açores”.

 

Foto: JEdgardo Vieira

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/governo-dos-acores-ja-programou-o-aperfeicoamento-do-modelo-de-transporte-maritimo-de-mercadorias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.