Governo dos Açores está atento aos efeitos da seca prolongada na ilha Terceira

O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está a acompanhar e a avaliar, conjuntamente com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, os efeitos da seca prolongada que está a atingir o setor agrícola, assegurando que o executivo não se demitirá das suas responsabilidades caso seja necessário intervir para apoiar os agricultores nos prejuízos resultantes dessa situação.

“Confirmando-se uma situação de excecionalidade e de gravidade, o Governo Regional não se demitirá das suas responsabilidades”, frisou João Ponte ontem, em Angra do Heroísmo, na inauguração do restaurante da Associação Agrícola da Ilha Terceira, no Parque Multissetorial.

João Ponte adiantou que, nas próximas semanas, será feita uma reavaliação da evolução da situação de seca, salientando que, se as condições atuais se agravarem, colocando em causa as sementeiras de milho em algumas zonas da ilha, o Governo Regional “não deixará a lavoura da Terceira numa situação de maior fragilidade”.

“Tivemos um mês de maio muito difícil, pois praticamente não choveu. Já estamos a meados de junho e apenas choveu nos dias 4 e 5, mas não com a mesma intensidade em todas as ilhas da Região”, disse o governante, considerando que a situação em algumas zonas da ilha Terceira é particularmente “complexa”.

 

Foto: JEdgardo Vieira

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: https://maiscentral.com.pt/governo-dos-acores-esta-atento-aos-efeitos-da-seca-prolongada-na-ilha-terceira/