Governo dos Açores esclarece que projeto do “hub” atlântico “não está parado”

O Governo Regional dos Açores esclareceu hoje que o processo da criação do “hub” atlântico no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, “não está parado”.

Em nota de retificação enviada à nossa redação, a secretaria regional dos Transportes e Obras Públicas refere que “não é verdade que o Governo dos Açores tenha admitido” que o processo de criação do “hub” atlântico no Porto da Praia da Vitória se encontra parado desde novembro de 2015, altura em que foi assumido que o desenvolvimento do projeto prosseguiria em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

Nada mais acrescenta sobre os procedimentos realizados, desde esta data, no processo da criação “hub” atlântico, na Praia da Vitória.

Sobre o compromisso assumido pelos Governos da República e Regional dos Açores, na Declaração Conjunta assinada em abril de 2016, o +Central consultou a página oficial do Parlamento Europeu, onde o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, refere que “a Comissão não recebeu do Governo Português qualquer pedido de assistência do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) a favor do porto de Praia da Vitória”.

Em resposta a uma questão apresentada pela Eurodeputada do PSD/Açores, Sofia Ribeiro, datada de 12 de janeiro de 2018, Moscovici acrescenta que “segundo as informações de que a Comissão dispõe, o projeto de ampliação e modernização do porto de Praia da Vitória foi apresentado à Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento (PEAI) pela autoridade portuária regional. A PEAI está a trabalhar na estruturação do projeto e na preparação da sua candidatura a financiamento, tendo proposto um calendário para a elaboração do projeto em várias fases, que integra o estudo inicial dos padrões de tráfego dos navios movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) na avaliação da viabilidade económica do desenvolvimento portuário enquanto plataforma de GNL”.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/governo-dos-acores-esclarece-que-projeto-do-hub-atlantico-nao-esta-parado/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.