Governo dos Açores desconhece números de investimento e de empregos a criar através do Air Center

O Governo dos Açores revelou esta semana que não conhece os números quer de investimento, quer de criação de postos de trabalho, a concretizar no âmbito do ‘Atlantic International Research Center’ (Air Center), com sede na ilha Terceira.

Em resposta a um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD/Açores, o executivo regional, apesar de garantir que contribuirá com investimento direto na remodelação do espaço físico e em projetos de investigação científica — embora sem revelar valores —, remete para o conjunto global de Estados e instituições académicas associadas ao centro a responsabilidade nessas matérias.

Questionado sobre a anunciada mitigação da redução do efetivo militar norte-americano na ilha pelo Air Center (palavras de Vasco Cordeiro em setembro de 2016), o Governo dos Açores refere que “além dos impactos positivos” da instalação da sede do organismo na Praia da Vitória, prevê o “desenvolvimento de parcerias que contribuam para a dinamização económica da ilha Terceira, através das dinâmicas económicas e sociais que a integração de uma rede científica deste tipo podem promover”.

Sobre o envolvimento da Universidade dos Açores, o executivo açoriano salienta que a integração específica de projetos e infraestruturas da mesma dependem da “vontade dos investigadores e órgãos de gestão daquela instituição”.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/governo-dos-acores-desconhece-numeros-de-investimento-e-de-empregos-a-criar-atraves-do-air-center/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.