Governo do PSD vai financiar a representação permanente dos Açores em Bruxelas

duarte-freitasO presidente do PSD/Açores garantiu hoje que vão ser as organizações da sociedade civil açoriana, juntamente com os eurodeputados, a defender os interesses da Região em Bruxelas.

“O meu governo vai financiar a representação permanente dos Açores em Bruxelas, mas não vai ser o governo a estar nesse gabinete. Vai ser a sociedade civil açoriana, que será parceira do governo regional, a defender os interesses da Região em Bruxelas”, afirmou Duarte Freitas, após uma reunião com a direção da Federação Agrícola dos Açores.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que esta é uma “nova visão” da defesa dos interesses regionais na União Europeia, “em que a sociedade civil vai estar de mãos dadas com o governo regional e não submetida às ordens do governo”.

Duarte Freitas assegurou que pretende instalar uma representação permanente dos Açores em Bruxelas nos primeiros seis meses de mandato, lembrando que muitas regiões europeias possuem há muito um gabinete deste género junto das instâncias comunitárias.

“Todos os deputados europeus açorianos, de todos os partidos, têm feito um grande trabalho. Mas outras regiões também têm deputados europeus e, além disso, possuem gabinetes próprios em que a sociedade civil está representada”, frisou.

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo acrescentou que outra das propostas que tem para fortalecer a sociedade civil açoriana é a celebração de contratos-programa de longa duração com as organizações, para que estas “se sintam completamente livres”.

“Com o governo do PSD/Açores as organizações da sociedade civil vão ter contratos-programa plurianuais para que possam defender os interesses daqueles que representam, sem receios de não receberem apoios do governo”, garantiu.

Duarte Freitas recordou ainda que também vai criar um Conselho Económico e Social “independente do governo”, maioritariamente composto por membros dos parceiros sociais e com um presidente eleito por maioria de dois terços do parlamento.

 

 

 

 

Foto: PSD Açores

GI PSD/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/governo-do-psd-vai-financiar-a-representacao-permanente-dos-acores-em-bruxelas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.