Freguesia das Cinco Ribeiras lança Petição pela manutenção da escola primária

Direitos Reservados

A Junta de Freguesia das Cinco Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo, lançou uma Petição pela permanência da escola primária na freguesia, por entender que “a centralização de serviços nunca foi benéfica para ninguém”.

No documento remetido à Assembleia Legislativa dos Açores, o órgão autárquico, em “representação e total solidariedade” com a população local, revela dúvidas sobre as “condições adequadas” da escola da freguesia vizinha – Santa Bárbara – para o elevado número de alunos que lá permanecem, acrescido aos que querem lá instalar.

“É fundamental ter em conta o aproveitamento escolar. Quando as turmas são extensas muito menos é o bom resultado. Neste caso, as Cinco Ribeiras não está com registos inferiores aos outros, antes pelo contrário”, refere a Junta de Freguesia presidida por Luís Leal.

No entender do executivo da freguesia, “uma escola é vida numa comunidade”, acrescentando que “não vamos permitir que nos desertifiquem, (…) arrancando o que de bonito há nela, que são as crianças”.

O órgão autárquico sublinha que “existem investimentos avultados em tudo e mais alguma coisa, sem importância nenhuma para muitas pessoas”, sem que se compreendam as intenções.

“Até se solicita que se invista um pouco, (…) nomeadamente na abertura de um ATL, para que os habitantes da freguesia deixem os filhos onde residem e que não sirva apenas de dormitório”, referem, constatando que o ATL da escola de Santa Bárbara “está sempre sobrelotado”, não conseguindo albergar todos os pedidos.

A Junta de Freguesia salienta que a “população está unida”, e com esta iniciativa pretendem “demonstrar o empenho, dedicação e zelo” para com o que de positivo existe na freguesia, no intuito de que tudo “permaneça como até agora”.

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/freguesia-das-cinco-ribeiras-lanca-peticao-pela-manutencao-da-escola-primaria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.