Festival Cordas vai dar a conhecer a diversidade de instrumentos de corda em Portugal

A segunda edição do Festival Cordas, que decorre de 10 a 17 de setembro, na Madalena do Pico, contará com a presença da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, apresentando vídeos que mostram a diversidade de instrumentos de corda por todo o país de Portugal.

A associação Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPGDP) tem, desde 2011, juntamente com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

Realizador, documentarista, visualista, vencedor do prémio Megafone 2010 na categoria “missão”, Tiago Pereira tem desenvolvido um estilo único a documentar, recolher e misturar imagens em movimento. Os seus filmes transdisciplinares remetem para manifestações de cultura imaterial como a música, rituais e performances, procurando sempre novos usos da tecnologia e novas abordagens à cultura popular e ao tradicional.

Assim, o Festival Cordas apresenta uma seleção de vídeos já produzidos pela AMPGDP, mostrando a diversidade de instrumentos de corda por todo o Portugal. Estas apresentações abrem as noites de concerto de segunda a sábado, no Auditório da Madalena pelas 21h30.

Décio Leal, Manuel Paulino Dias, Manuel Sousa, Carlos Batista, Patrícia Costa, Ângela da Ponte e Pieter Adriaans são alguns dos artistas que vão apresentar seu trabalho via video. Ainda, Pedro Mestre, o músico que já promete estar presente na edição de 2018 do festival, traz-nos um cheirinho da viola de arame do Alentejo, a Viola Campaniça.

Mais informações em www.festivalcordas.com

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

MiratecArts/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/festival-cordas-vai-dar-a-conhecer-a-diversidade-de-instrumentos-de-corda-em-portugal/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.