Ex-Embaixador americano desmente Vasco Cordeiro sobre vinda da Delta Airlines para os Açores

O ex-Embaixador norte-americano em Portugal, desmentiu o presidente do Governo dos Açores sobre a iniciativa das ligações aéreas entre os EUA e a Região, realizadas pela companhia aérea Delta Airlines, contrariando as afirmações de Vasco Cordeiro no Parlamento regional.

Em janeiro deste ano, e durante um debate de urgência por iniciativa do CDS-PP, Vasco Cordeiro referiu que a vinda da Delta Airlines para os Açores nada tinha a ver com o acordo da base das Lajes e muito menos com eventuais compensações para redução do contingente norte-americano na ilha Terceira.

“Nunca, em reunião [bilateral] nenhuma, foi falada, colocada ou aventada a hipótese dos voos da Delta serem uma compensação pelo que quer que seja”, afirmou o chefe do executivo açoriano, em plenário.

Sabe-se agora que mentiu. Robert Sherman, ex-Embaixador dos EUA em Lisboa, referiu, em entrevista a um jornal diário da ilha Terceira, que o início das ligações aéreas entre os Estados Unidos e os Açores foram uma contrapartida negociada pela redução de efetivos norte-americanos na base das Lajes.

O PSD/Terceira já reagiu a estas declarações, criticando a postura do Governo regional que teima em prejudicar a ilha.

“O Governo tinha a obrigação de negociar a favor da Terceira mas apenas mostrou uma incompetência propositada em todo o processo”, sublinha António Ventura, criticando, igualmente, que a recusa da Delta Airlines em estabelecer acordos Interline favorece as intenções do executivo açoriano em prejudicar a Terceira, beneficiando São Miguel.

O presidente dos social democratas terceirenses adianta, ainda, que cabe ao executivo de Vasco Cordeiro “encontrar soluções que possam incluir as outras ilhas, de modo a que também beneficiem da vida da Delta Airlines para a Região”.

António Ventura realça que o Governo regional se “esqueceu propositadamente da coesão territorial, a favor dos votos”.

“É uma posição meramente calculista e eleitoralista”, afirma, constatando que esta situação “é tão mais injusta, quando se sabe que os Açores têm oito ilhas que estão a perder população e a envelhecer, pelo que as opções do Governo regional claramente não atendem a essa realidade”.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/ex-embaixador-americano-desmente-vasco-cordeiro-sobre-vinda-da-delta-airlines-para-os-acores/

2 comentários

    • Lubelia on 7 Dezembro, 2018 at 22:19
    • Responder

    Sempre foi assim,porque nao ha ninguem que lhe diga as verdades na cara

  1. Desde que me conheco sempre ouvi essa conversa roubar das outras ilhas tudo para sao miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.