Ex-Embaixador americano desmente Vasco Cordeiro sobre vinda da Delta Airlines para os Açores

O ex-Embaixador norte-americano em Portugal, desmentiu o presidente do Governo dos Açores sobre a iniciativa das ligações aéreas entre os EUA e a Região, realizadas pela companhia aérea Delta Airlines, contrariando as afirmações de Vasco Cordeiro no Parlamento regional.

Em janeiro deste ano, e durante um debate de urgência por iniciativa do CDS-PP, Vasco Cordeiro referiu que a vinda da Delta Airlines para os Açores nada tinha a ver com o acordo da base das Lajes e muito menos com eventuais compensações para redução do contingente norte-americano na ilha Terceira.

“Nunca, em reunião [bilateral] nenhuma, foi falada, colocada ou aventada a hipótese dos voos da Delta serem uma compensação pelo que quer que seja”, afirmou o chefe do executivo açoriano, em plenário.

Sabe-se agora que mentiu. Robert Sherman, ex-Embaixador dos EUA em Lisboa, referiu, em entrevista a um jornal diário da ilha Terceira, que o início das ligações aéreas entre os Estados Unidos e os Açores foram uma contrapartida negociada pela redução de efetivos norte-americanos na base das Lajes.

O PSD/Terceira já reagiu a estas declarações, criticando a postura do Governo regional que teima em prejudicar a ilha.

“O Governo tinha a obrigação de negociar a favor da Terceira mas apenas mostrou uma incompetência propositada em todo o processo”, sublinha António Ventura, criticando, igualmente, que a recusa da Delta Airlines em estabelecer acordos Interline favorece as intenções do executivo açoriano em prejudicar a Terceira, beneficiando São Miguel.

O presidente dos social democratas terceirenses adianta, ainda, que cabe ao executivo de Vasco Cordeiro “encontrar soluções que possam incluir as outras ilhas, de modo a que também beneficiem da vida da Delta Airlines para a Região”.

António Ventura realça que o Governo regional se “esqueceu propositadamente da coesão territorial, a favor dos votos”.

“É uma posição meramente calculista e eleitoralista”, afirma, constatando que esta situação “é tão mais injusta, quando se sabe que os Açores têm oito ilhas que estão a perder população e a envelhecer, pelo que as opções do Governo regional claramente não atendem a essa realidade”.

 

 

Foto: JEdgardo Vieira

+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/ex-embaixador-americano-desmente-vasco-cordeiro-sobre-vinda-da-delta-airlines-para-os-acores/

2 comentários

    • Lubelia on 7 Dezembro, 2018 at 22:19
    • Responder

    Sempre foi assim,porque nao ha ninguem que lhe diga as verdades na cara

    • xico on 10 Dezembro, 2018 at 16:08
    • Responder

    Desde que me conheco sempre ouvi essa conversa roubar das outras ilhas tudo para sao miguel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.