Europa recomenda instalação de estação de abastecimento GNL nos Açores

Porto da PraiaA Comissão de Ambiente do Parlamento Europeu aprovou ontem uma proposta que recomenda a criação de uma estrutura de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) nos Açores, recomendando ainda que se assegurem os mecanismos financeiros para que sejam garantidos fundos europeus para este processo.

O Governo dos Açores congratulou-se hoje, através de comunicado, com esta decisão.

A introdução do GNL no circuito de abastecimento de navios foi, numa primeira fase, parte integrante do Projeto COSTA, que o executivo açoriano abraçou desde o início, evoluindo posteriormente para o projeto GAIN4MOS, através da criação de um consórcio europeu para desenvolver um novo projeto para a aplicação de um programa plurianual baseado no mecanismo ‘Connecting Europe Facility’.

A Região, através da Portos dos Açores, participa no desenvolvimento da rede de projetos-piloto, que inclui a alteração de navios para utilização de sistemas alternativos de propulsão, a conceção de novos navios abastecidos por GNL, sistemas de armazenamento de GNL e equipamento específico para o abastecimento das embarcações, permitindo o cumprimento das diretivas europeias neste domínio.

O projeto-piloto para o fornecimento de GNL prevê a criação de um ‘pipeline virtual’ no Porto da Praia Vitória, que assegure um fluxo de contentores especiais de 20’’ que transportam GNL, criando desta forma as condições para o abastecimento dos navios que cruzam o Atlântico Norte, com vantagens nos vetores custos, eficiência e impacto ambiental.

No âmbito das iniciativas resultantes do projeto COSTA, encontra-se adicionalmente planeado o ajustamento (retrofitting) de um navio de mercadorias que efetua o transporte regular entre o continente e os Açores, passando a funcionar com dual-fuel (Diesel/GNL), reduzindo desta forma as emissões de emissões de enxofre no transporte marítimo.

A recomendação agora apresentada vem ao encontro do que tem sido afirmado pelo Governo dos Açores desde o início da legislatura, promovendo a localização geoestratégica do arquipélago e, mais especificamente, da ilha Terceira como ponto fundamental na rede europeia de fornecimento de GNL e maximizando todas as potencialidades das condições únicas do porto oceânico da Praia da Vitória.

 

 

 

 

Foto: Carlos Medeiros

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/europa-recomenda-instalacao-de-estacao-de-abastecimento-gnl-nos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.