Europa alertada para a “especificidade da produção leiteira” nos Açores

Serrão SantosNa reunião da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu que se realizou esta quarta-feira, em Bruxelas, que contou com a presença da nova responsável pela pasta da Agricultura no Conselho de Ministros da União Europeia, a ministra da Agricultura eslovaca Gabriela Matečná, Ricardo Serrão Santos voltou a alertar as instituições europeias para a especificidade da produção leiteira nos Açores.

O eurodeputado referiu a importância do sector leiteiro nos Açores “onde se produz 30 % do leite português e a economia local depende fortemente da agricultura e da produção leiteira”, Serrão Santos salientou os progressos registados na Região que “investiu em produzir com a maior qualidade e a melhor tecnologia”. Constatando a situação de baixa de preços no sector leiteiro, o eurodeputado reivindicou respostas adequadas à manutenção da atividade na região. “O preço do leite está longe de compensar os esforços do sector”, e , “a Europa que promove o equilíbrio e a coesão territorial, ou seja, a Europa que queremos e defende todos os agricultores europeus – e não apenas alguns – tem de ser capaz de dar uma resposta mais adequada.”

Ricardo Serrão Santos defendeu ainda a adoção de medidas eficazes para conter os excessos de poder da grande distribuição, de forma a garantir preços justos para os agricultores. Esta questão está já na agenda política europeia e é reconhecida como tendo um papel não negligenciável sobre a depreciação dos preços pagos aos agricultores. “Os agricultores são merecedores de um preço justo pelo seu trabalho e vemos que é o preço pago ao agricultor que mais sofre, ou pela crise, ou pelos custos das promoções da grande distribuição que recaem sobre eles, ou por revisões unilaterais de condições e contratos”, referiu, felicitando a intenção anunciada pela Presidência de “adotar medidas concretas para equilibrar a posição dos agricultores na cadeia de valor agro-alimentar” já nos próximos meses.

O Conselho de ministros da Agricultura reunirá na próxima segunda-feira, dia 18, e espera-se que venham a ser adotadas novas medidas para os sector do leite.

 

 

 

Foto: GSS

GESS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/europa-alertada-para-a-especificidade-da-producao-leiteira-nos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.