Dez 12 2017

Eurodeputada do PSD inicia roteiro pelas autarquias dos Açores

A eurodeputada do PSD/Açores iniciou, na passada semana, o roteiro “Autarquias”, que a irá levar a percorrer todas as Câmaras Municipais dos Açores. Os executivos municipais da ilha de São Miguel foram os primeiros a receber a visita da social democrata.

Sofia Ribeiro explicou que o objetivo primordial da iniciativa é “felicitar os eleitos pela confiança demonstrada pelos seus munícipes, e mostrar o apoio e colaboração aos 19 executivos açorianos resultantes das últimas eleições de dia 1 de outubro, dentro das minhas competências ao nível do Parlamento Europeu”.

“Com o Roteiro Autárquico pretendo fazer uma auscultação das preocupações dos municípios em início de mandato, ao mesmo tempo que me quero comprometer com uma maior proximidade e troca de informações que lhes possam ser úteis, desde logo dando a conhecer as orientações políticas para as Regiões Ultraperiféricas nos mais diversos setores, desde a agricultura e desenvolvimento rural, aos assuntos sociais e de emprego, passando pelo turismo e pela sustentabilidade ambiental”, salientou.

Questionada sobre a primeira ronda de contatos, Sofia Ribeiro adiantou que “há algumas situações preocupantes, que passam pela baixa execução dos fundos europeus que estão alocados às autarquias, bem como a redução, um pouco arbitrária, dos programas ocupacionais, que como sabemos, apesar de geridos pelo Governo Regional, também são financiados por fundos europeus. Há outros assuntos igualmente relevantes, mas no final do Roteiro, farei uma comunicação sobre o mesmo”.

“Iniciar um contato ainda mais direto e próximo com autarquias, estreitar relações e estabelecer um diálogo institucional é uma das formas de aplicar aquele que tem sido o lema do meu mandato – Mais Açores na Europa”, realçou a deputada no Parlamento Europeu.

 

 

 

 

Foto: CMPD

GESR/+central

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.