Estratégia de apoio na produção de vinho e azeite em ação na Praia da Vitória

OsórioO município da Praia da Vitória e o Governo Regional dos Açores, através da direção regional do Desenvolvimento Rural, irão levar a cabo, no próximo ano de 2017, um conjunto de formações agrícolas a fim de reforçar a produção vinícola e a olivicultura.

A informação foi transmitida pelo vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva, após uma reunião com a diretora regional do Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, que decorreu na passada sexta-feira, 18, em Angra do Heroísmo.

“Este encontro está integrado na estratégia do Município da Praia da Vitória de apoio aos agricultores do Concelho, nas diferentes áreas de exploração agrícola. As sessões, constituídas por três fases distintas, contarão com o apoio da Adega Cooperativa dos Biscoitos e das Juntas de Freguesia centradas em zonas de exploração da vinha e da oliveira. Pretendemos incentivar a revitalização destas culturas, através de investimentos que levem à expansão e inserção de produtos no mercado local”, explicou.

“Paralelamente, atendendo ao atual quadro comunitário de apoio e as suas múltiplas vertentes, vemos com grande entusiasmo a existência de oportunidades na área da renovação da vinha e das oliveiras. Este contributo será fundamental para o desenvolvimento social e local dos nossos territórios”, salientou Osório Silva.

O responsável municipal referiu ainda que estas ações serão acompanhadas por técnicos da autarquia praiense e dos serviços de Desenvolvimento Agrário da Terceira, enriquecendo a partilha de conhecimentos entre todos ao nível da agricultura.

“Ao partilharmos experiências com os produtores locais, estamos a criar estratégias que permitam alavancar o setor agrícola, valorizando o que de melhor temos para oferecer a nível regional e nacional”, disse.

A diretora regional do Desenvolvimento Rural destacou a importância desta iniciativa para os produtores da Praia da Vitória.

“Com este encontro quisemos determinar a melhor forma de apoiar a cultura da vinha e do olival. Preparámos, em parceria com o Município da Praia da Vitória, um conjunto de ações dirigidas aos produtores das zonas do Porto Martins e Biscoitos, em especial, mas criado com o intuito de envolver o Concelho. Consideramos que esta será uma oferta fundamental para o crescimento económico desta atividade.”

“A Região Autónoma dos Açores, pelas suas especificidades associadas à natureza, dispõe de produtos únicos que têm de ser potenciados a nível internacional. É nosso dever reforçar a concretização de medidas que contribuam para a valorização da cultura da vinha e da oliveira”, frisou.

A reunião aconteceu no seguimento da comemoração do Dia Europeu do Enoturismo que, no passado sábado, 12, deu a conhecer à comunidade as potencialidades da produção do vinho e da azeitona na freguesia do Porto Martins.

 

 

 

 

Foto: CMPV

GC CMPV/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/estrategia-de-apoio-na-producao-de-vinho-e-azeite-em-acao-na-praia-da-vitoria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.