Diretor do Serviço Regional de Estatística quer reunir com Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo

O diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), Augusto Elavai, pediu hoje uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Rodrigo Rodrigues, que na quinta-feira falou sobre aquela entidade.

Augusto Elavai diz querer “clarificar e concretizar as dúvidas e dificuldades” do micaelense – a residir na Terceira há vários anos -, e solicita a reunião após ter lido na agência Lusa e escutado na RTP Açores declarações de Rodrigo Rodrigues sobre o SREA.

“Esperando a confirmação da reunião solicitada, agradeço desde já a vossa disponibilidade, estando sempre disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida”, diz Elavai na missiva a que a Lusa teve acesso.

O responsável do SREA propõe segunda ou terça-feira como dias para a eventual reunião com o presidente da Câmara de Comércio de Angra.

Na quinta-feira, após um encontro com o líder do PSD/Açores, Rodrigo Rodrigues considerou que o SREA devia ser independente, para se tornar “mais eficiente, mais verdadeiro e mais rápido”.

“Temos enormes dificuldades em trabalhar com as estatísticas regionais atualmente”, apontou, acrescentando que as estatísticas “não podem estar à mercê de quem as interpreta”.

O empresário deu os números do desemprego como exemplo de má utilização de dados estatísticos, alegando que se os beneficiários dos programas ocupacionais contassem como desempregados, os Açores teriam “uma taxa de desemprego quase nos 14%”.

“O Governo Regional é o maior empregador precário da região através dos ocupacionais, porque em estatística não se pode olhar para os números de três formas. Ou os ocupacionais contam para o desemprego ou não contam. E como não contam, são precários”, salientou, alegando que os beneficiários destes programas “não têm qualquer expectativa de continuidade” nas entidades que os acolhem.

 

Foto: Direitos Reservados

Lusa/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/diretor-do-servico-regional-de-estatistica-quer-reunir-com-camara-do-comercio-de-angra-do-heroismo/

http://pda.ipma.pt/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.