Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinalado nos Açores

A secretaria regional da Educação e Cultura e no âmbito da Temporada Artística 2017, promove, entre 21 e 24 de abril, a realização de várias iniciativas destinadas a assinalar, com um fim de semana temático, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A direção regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, vai oferecer um livro em língua portuguesa a todos os utilizadores das bibliotecas públicas Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e João José da Graça, na Horta, que, a 21 e 22 de abril, respetivamente, usem o serviço de empréstimo.

Por outro lado, através da iniciativa “Um visitante, um livro!”, será também oferecido, a 23 de abril, um livro em língua portuguesa aos visitantes dos museus que integram a Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Ainda a 21 de abril, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, pelas 21h30, terá lugar um Serão Radiofónico Especial, a emitir pela TSF – Rádio Notícias, durante o qual será apresentado o documentário radiofónico “Leva-me à Estrada do Paraíso”, da autoria de Fernando Alves e Herlander Rui, baseado nas personagens e nas histórias do livro “A Vida no Campo”, de Joel Neto, seguindo-se uma conversa informal sobre o papel da rádio na sociedade contemporânea, o futuro das relações entre comunidades urbanas e rurais e o papel que a comunicação social ocupará nelas.

Ainda na Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro terá lugar, a 21 de abril, a partir das 09h00, a atividade “Jarro de Livros”, constituída por um dispositivo cenografado para sugerir leituras, e, às 16h30, decorrerá um “Mannequin Challenge”, que consiste em realizar um vídeo onde um grupo de pessoas fica congelado como um manequim, devendo os interessados em participar preencher uma ficha de inscrição que estará disponível na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.

No dia seguinte, destinada especialmente a pais e filhos mas aberta a todos os públicos, realiza-se, das 14h00 às 17h00, uma iniciativa denominada “Caça ao Livro: viagem pela biblioteca, cumprindo desafios, rumo à descoberta de um tesouro escondido”.

Os interessados podem, através do telemóvel receber, via Facebook, as instruções de um moderador da página criada para o efeito, de modo a progredirem no jogo, tirando partido do sistema de rede sem fios da Biblioteca.

Ainda a 22 de abril, às 21h00, realiza-se uma sessão de cinema com o filme “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, para maiores de 12 anos.

Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, decorre a 23 de abril, pelas 18h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o debate “Leituras no Feminino”, com a presença das escritoras Maria Leonor Sampaio e Silva, Paula de Sousa Lima e Madalena San-Bento, tendo como moderadora Rute Gregório.

Nesta conversa informal, serão abordadas questões como a existência ou não de uma escrita ‘no feminino’ e as suas especificidades relativamente a uma escrita ‘no masculino’, assim como a natureza da motivação e das temáticas dos seus livros, ou ainda a defesa ou não de cotas como meio de assegurar a participação plural do género na atividade cívica.

Aos participantes nesta iniciativa será oferecido um livro.

Por seu lado, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, realiza-se a 24 de abril, entre as 10h00 e as 17h00, uma “Maratona de Leituras”, envolvendo a Comunidade de Leitores – Chá com Livros, o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, a UniSénior, a Escola Secundária Manuel de Arriaga, a Escola Básica e Integrada da Horta e a Escola Profissional da Horta.

Cada um dos participantes levará para esta iniciativa o seu livro preferido, do qual lerá um excerto.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é anualmente comemorado a 23 de abril e foi instituído pela XXVIII Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com os objetivos de promover a leitura, a publicação de livros e a proteção de direitos autorais.

 

 

 

 

Foto: Direitos Reservados

GaCS/+central

 

Link permanente para este artigo: http://maiscentral.com.pt/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor-assinalado-nos-acores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.